São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro ensina a fugir da realidade virtual

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Você acorda, lê uma mensagem de seu tio, que mora longe, conversa com amigos, checa as condições da Bolsa de Valores. Tudo sem o auxílio de um computador.
É o que oferece um novo serviço chamado America Off-Line, que liga você a um mundo interativo chamado "Realidade Não-Virtual", ou simplesmente "Realidade", oferecido pelo jornalista A. J. Jacobs em livro lançado este mês e que está fazendo grande sucesso nos Estados Unidos.
"America Off-Line" (Andrews and MacMeel, 120 págs., US$ 8,95) é uma bem humorada reação à dependência cada vez maior que número crescente de norte-americanos tem desenvolvido em relação aos computadores domésticos.
O livro é estruturado como um manual de instruções para operar um dos grandes sistemas de serviços on-line, como America On Line, Compuserve, Microsoft Network, Prodigy e diversos outros.
Seu sucesso denota sentimento, que vem aumentando, de rejeição ao excesso de ingerência desses serviços na vida das pessoas. Número cada vez maior de artigos em revistas e jornais e discursos em programas de TV têm registrado esse mal-estar cibernético.
Jacobs, que trabalha para a revista "Entertainment Weekly", relaciona vantagens do seu serviço sobre os on-line: ele é compatível com qualquer sistema de computador (Macintosh, PC ou Unix), tem qualidade de som e imagem superior a qualquer monitor, alta velocidade de transmissão ("incríveis 60 segundos por minuto"), acesso a 250 milhões de membros e, no Outernet, a outros 5 bilhões, e mais informação disponível do que 30 dos mais potentes "hard-drives" podem conter.
Outra vantagem: America Off-Line não exige grandes investimentos em hardware ou software. Toda a memória de que você precisa já está em seu crânio; para navegar na "Realidade", o único programa necessário são suas roupas; o acesso dispensa as linhas telefônicas.
Para entrar "off-line", Jacobs dá as seguintes instruções: clique a opção de saída do seu serviço on-line, aperte o botão de desligar de seu terminal, tire da tomada o computador e o coloque no armário, junto com a máquina de fazer iogurte usada duas vezes desde 1983. Pronto, caia na real.
Acesse milhares de jornais e revistas, leia milhões de livros, receba correio de graça trazido por um ser humano real seis dias por semana, use seu próprio nome sem necessidade de acrescentar senhas. Em três palavras: viva sua vida.

Texto Anterior: Declarada epidemia de cólera no leste do Zaire
Próximo Texto: 'Contraponto' mostra que há vida na rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.