São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Política agrícola; Nhenhenhém; Cúpula Ibero-Americana; Incivilidade; Contraponto; Demissão voluntária; Provão; Indignação

Política agrícola
"Se buscarmos as raízes que vêm provocando o êxodo na área rural, vamos encontrá-las bem fincadas na carência de uma política agrícola mais condizente para o setor.
Em vez de status e rentabilidade, a exemplo de países mais adiantados, inclusive EUA, os produtores brasileiros de grãos somente se deparam com carência de recursos financeiros, preço mínimo de garantia defasado e, sobretudo, o escorchante preço dos insumos ditado ao sabor das multinacionais.
Nessa fase negativa os produtores de alimentos vêm se tornando inadimplentes junto à rede bancária e sem perspectiva para sua sobrevivência financeira."
Joaquim Prata dos Santos, diretor da Associação Nacional dos Criadores de Girolando e ex-presidente do Sindicato Rural de Uberaba (Uberaba, MG)

Nhenhenhém
"Todo final de ano nosso ministro da Previdência vai buzinar no ouvido do presidente que não vai dar para pagar em dia o 13º dos aposentados.
Aí o nosso presidente vem com aquele nhenhenhém, paga ou não paga, sem perceber que toda vez que tal fato é divulgado mata um pouco os nossos aposentados.
Nunca se ouviu falar em atraso no pagamento dos senadores e deputados."
Maria de Lourdes Camargo (São Paulo, SP)

Cúpula Ibero-Americana
"Qual o planeta de origem desses senhores, participantes da Cúpula Ibero-Americana realizada no Chile?
O que seriam essas eleições livres? Um processo eleitoral semelhante ao que conduziu ao poder Collor e Itamar?
Que coisa estratosférica é o pluripartidarismo que vigora num país onde, com faces diferentes, siglas reformadas, os coronéis ditam as regras do jogo há mais de 40 anos?
Qual o significado da apuração de denúncias sobre a situação dos direitos humanos num mundo onde as crianças buscam alimentos em lixões, os pobres são presos e espancados por engano?
Provavelmente a declaração de Viña del Mar deveria ter discutido e revogado a arrogância e a prepotência de senhores como Menen e FHC."
Maria do Carmo Luiz Caldas Leite (Santos, SP)

"Chamou muito a atenção e doeu a pouca atenção que a Folha deu à reunião da Cúpula Ibero-Americana. Tratou o assunto como que de escanteio e com meias palavras.
Vinte e poucos chefes de Estado e governo ibero-americanos, tratando assuntos, não merecem uma maior atenção? Quais são os verdadeiros interesses que movem a Folha?"
José Rodríguez (Bragança Paulista, SP)

Incivilidade
"Graças a Deus alguém resolveu fazer alguma coisa para educar os 'mauricinhos' brasileiros que vêm visitar a Disney.
Morador nos EUA, tenho presenciado verdadeiras demonstrações de incivilidade praticadas por esses bandos de turistas que aqui chegam, arrogantes e despreparados para participar de civilizações avançadas.
Correrias, desrespeito ao próximo, quebram telefones, jogam lixo nas caixas de correio, são provocativos e acham que são espertos. Na realidade, passam mesmo é a imagem de bárbaros de Terceiro Mundo."
Idilio Gomes da Costa (Miami, Flórida, Estados Unidos)

Contraponto
"Gostaria de parabenizá-los pela reportagem 'Homens lutam pelo direito de abortar' (27/10), que juntamente com a reportagem da 'Veja' 'Profissão: mulher de jogador' (30/10) dá contraponto às discussões sobre o relacionamento homem-mulher, nas quais o homem aparece sempre como o vilão!"
Helio Vieira Junior (Curitiba, PR)

Demissão voluntária
"Quem garante que por meio dos programas de demissão voluntária os quadros do funcionalismo público, federal ou estadual, sofrerão qualquer aperfeiçoamento qualitativo?
Pode muito bem ser o contrário: aderem aqueles que contam com maiores recursos pessoais -e por isso confiam em suas próprias possibilidades no mercado privado, justamente por não suportarem o ambiente parasitário e desqualificado típico do estatismo-, enquanto aqueles que só enxergam uma chance de sobrevivência laboral nas garantias oficiais de emprego estável permanecem."
Jorge João Burunzuzian (São Paulo, SP)

Provão
"Há 20 anos, ministros e autoridades militares compareciam diante das câmeras de TV vociferando contra 'estudantes baderneiros e irresponsáveis, ligados à UNE, que, com violência, tentavam impedir o progresso da nação'.
Duas décadas depois, o ministro neoliberal da Educação, Paulo Renato, aparece na TV e repete as mesmas palavras, desta vez contra os estudantes que se opõem ao provão.
Espero que não demore mais 20 anos para que o povo descubra quem é que realmente está atrasando nosso país.
Parabéns à UNE por se manter na luta!"
Cláudio Marcio Silvestre Gonzalez (São Paulo, SP)
*
"Quero manifestar aqui meu desprezo pelo deputado e ex-presidente da UNE Lindberg Farias. Esse senhor chefiou um ato de vandalismo e violência contra o provão que resultou na anulação deste no colégio Pedro 2º (RJ) e em vários feridos.
Lindberg Farias e a UNE deveriam ser indiciados por crime de vandalismo e agressão. O único interesse da UNE com os estudantes está em tirar destes dinheiro das carteirinhas."
Renato Gnecco Avelar (São Paulo, SP)

Indignação
"No dia 9/11 a Folha publicou que o sr. Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, recebe aposentadoria de R$ 2.195,40, como anistiado político e ex-torneiro mecânico.
Sou engenheiro civil e os meus vencimentos sempre foram superiores a 40 salários mínimos. A minha aposentadoria, todavia, é de R$ 859,85, o que corresponde a 7,677 salários mínimos.
Por que o Lula é aposentado com 'exatamente o salário que recebia na Villares, se exercesse a função hoje (de torneiro mecânico)' e eu recebo apenas 38% do meu salário de contribuição e menos de 20% do meu salário da época?
O Lula completou o tempo para aposentadoria total? Com certeza não.
Manifesto a minha mais absoluta indignação pela diferenciação de tratamento que o INPS dispensa aos seus contribuintes! Que país é este!?"
Roberto Aldo Pesce (São Paulo, SP)

Texto Anterior: O futuro do Brasil e o futuro do PMDB
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.