São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
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Automação acelera competitividade

MARCELO NEGROMONTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A globalização do mercado está obrigando as franquias a se automatizarem. A rede Peg & Faça, por exemplo, está implantando um sistema que centraliza o gerenciamento dos produtos da loja.
A empresa, que tem nove lojas que comercializam produtos no estilo "faça você mesmo" para pequenos reparos e reformas, trocou as máquinas registradoras por terminais de ponto-de-venda.
"Com esse sistema, temos controle dos estoques, de como foi efetuado o pagamento, além de fazer compras mais inteligentes", afirma Isa Silveira, gerente de franchising da Peg & Faça.
O sistema deve ser implantado em todas as lojas até o final deste ano. Por isso, segundo Isa, só a partir de 97 que a empresa vai retornar às vendas de franquias.
A agência de viagens Flytour, além de reservar vôos e hotéis, faz reservas de bilhetes para shows, peças de teatro e aluguel de veículos pelo sistema Galileu.
O sistema é formado por uma rede de mais de 1.800 terminais instalados em todo o mundo, sendo 240 na Flytour, segundo Domingos Amorim da Silva, gerente administrativo e financeiro. "Com o Galileu, é possível programar reservas no Brasil e exterior."
A Flytour possui 37 franquias e 13 próprias. O investimento inicial para uma unidade é de R$ 60 mil, incluída a taxa de franquia.
Robô
A FastFrame, loja de molduras, está operando com um robô que produz um "passe-partout" (parte que fica entre o quadro e a moldura). Em conexão com um software, esse robô é capaz de fazer 150 modelos de "passe-partout".
"Com o robô, diminuímos o tempo de produção e aumentamos a qualidade do produto", diz Franklin Viegas, master-franqueado da FastFrame no Brasil.
A empresa de sinalização Sign Express tem uma home page na Internet (http://www.signexpress. com.br) que, entre outras informações, tem um formulário básico de orçamento para o cliente.
Além da home page, a empresa possui um BBS (sistema eletrônico de mensagem) usado pelos clientes que podem fazer pedidos de seviço mais rapidamente.
"Antes o cliente tinha de levar um disquete até nossas lojas. Agora isso pode ser feito on line pelo BBS", afirma Luiz Zaidan, 43, vice-presidente da franquia.
A Fastsigns, de sinalização, possui o Fastsignes On Line. É uma Intranet -sistema interno que funciona como a Internet.
"Com o sistema, temos o controle de vendas das 19 lojas do Brasil, além de possibilitar uma troca de experiências entre os franqueados", diz Renato Lapa Claro, 30, master-franqueado.
(MN)

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