São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Xantia Activa Turbo agrada sem empolgar

JOSÉ CARLOS CHAVES
DA REDAÇÃO

Um sedã de aparência bem-comportada, até conservadora, mas de desempenho esportivo é o que oferece o Xantia Activa Turbo, da Citroën, lançado no Salão do Automóvel. O turbocompressor que equipa o simples motor 2.0 deu mais fôlego ao Xantia, convidando o motorista a pisar fundo.
Rápido e irrequieto em alta rotação, fica a dever mais de agilidade em baixo giro, característica comum a motores turbinados.
Apesar do bom desempenho do carro, o que ainda mais impressiona o motorista é o sistema de suspensão eletrônica, que evita que o carro incline em curvas ou freadas.
Resultado: estabilidade total em qualquer situação. Parece estar grudado ao chão, como se tivesse a tração nas quatro rodas de alguns modelos da Audi ou da Subaru.
O painel confirma sua vocação conservadora de design. Os mostradores do ar-condicionado são confusos, o porta-luvas é minúsculo e a barra de apoio em frente ao passageiro destoa do conjunto.
Pontos positivo: controle do rádio no volante, que não desvia a atenção ao dirigir.
Por US$ 57,98 mil, a nova versão traz ainda airbag (bolsa que infla em colisão) só para motorista, freios ABS (não travam) e alarme codificado -toda vez que entrar no carro, o motorista precisa digitar um número para desativar o alarme.

Texto Anterior: Como se comportam os usados estrangeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.