São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regime pode causar anorexia

SILVIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Garotas entre 12 e 18 anos, magras ou gordas, obcecadas em perder peso e que vivem fazendo regime compõem o perfil de 90% das pessoas que desenvolvem anorexia nervosa, uma doença que pode matar.
A anorexia é o que os médicos classificam como um distúrbio alimentar. "As pacientes apresentam um peso muito abaixo do normal e, mesmo assim, se acham gordas e se recusam a comer", explica Táki Cordás, chefe do ambulatório de bulimia e transtornos alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Em geral, elas não acreditam que estejam doentes.
"Todos os casos começam com uma dieta normal. Depois a menina começa a comer só legumes, até que, no final, só come uma bolacha por dia", diz Cordás. Para manter o peso, muitas abusam dos laxantes e diuréticos. Cerca de 50% provocam o vômito após a refeição para eliminar o que comeu.
O tratamento envolve o trabalho de psiquiatra, nutricionista, endocrinologista e psicólogos. Em casos extremos é preciso internação. Cerca de 20% das anoréxicas acabam morrendo, afirma o médico.

Texto Anterior: Reeducação é o mapa da mina
Próximo Texto: Escolas dão força para a campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.