São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Drogas injetáveis podem causar danos imediatos às veias

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Gostaria de saber se a utilização de drogas injetáveis causa danos imediatos às veias. Se escapar da veia, para onde vai o líquido? Que problemas pode causar? Não sou viciado, não compartilho seringas com ninguém e não quero saber de sermão na resposta."
resposta
É bom saber que você não é viciado e não compartilha seringas com outras pessoas. Duas provas de que você sabe se cuidar. Tomara que continue desse jeito.
Só não deu para entender a encanação com o sermão. Será que é medo de estar tocando em algum assunto meio proibido? Seja qual for a encanação, é melhor perguntar do que ficar "fermentando" a dúvida. E dessa fermentação nunca sai coisa boa: medo, ansiedade, grilos e tempo perdido.
E dar sermão é a última coisa que a gente espera estar fazendo desse lado. Na nossa idéia, mais do que apenas tratar o doente, médico tem de conversar, explicar e ajudar.
Voltando às perguntas. A injeção de drogas pode causar danos imediatos à veia. Uma agulha ou um líquido contaminado pode provocar uma infecção nas veias -conhecida como flebite. Elas ficam doloridas, duras e a passagem de sangue pode ser interrompida.
O risco de uma flebite aumenta em quem usa drogas endovenosas com regularidade.
E para onde vai o líquido que escapa da veia? Pode ser para dentro do músculo, para o tecido subcutâneo (embaixo da pele) e até para o espaço intradérmico (dentro da pele). Lá, eles podem provocar irritação e dor.
Mas o grande temor é que uma dessas infecções da parede das veias possa ser levada pelo sangue até o coração. Lá, as consequências podem ser bem mais sérias.

Texto Anterior: Nenhum de Nós lança CD "Mundo Diablo" em alto estilo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.