São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
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Smart card será usado em ônibus

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O sistema de transporte coletivo de Goiânia (GO) contará, a partir do ano que vem, com uma tecnologia inovadora: o cartão inteligente sem contato.
Os cartões trarão a foto, o nome e o número de identidade do portador e substituirá o pagamento de passagens, agilizando o trânsito dos usuários de ônibus.
Derivado da tecnologia dos smart cards (cartões inteligentes), o cartão sem contato contém um chip embutido capaz de armazenar 8 Kbits de dados.
Sua grande diferença em relação aos smart cards convencionais é que ele não precisa entrar em contato direto com um leitor para efetuar a transferência de dados.
A leitura dos dados armazenados no cartão é feita por meio de rádiotransmissão.
Basta aproximar o cartão a uma distância um pouco menor do que 10 cm do leitor, e a transferência de dados é feita.
O usuário não precisa sequer tirar o cartão da carteira. Basta aproximá-la do leitor.
Custo alto
Apesar de cara -o custo é de duas a três vezes superior ao dos cartões com contato -, a tecnologia é considerada ideal para utilização em meios de transporte.
"A trepidação e o movimento de um ônibus não afetam a transmissão dos dados para o leitor, o que torna uso do cartão muito eficiente", diz Pedro Simões, diretor da Pem Engenharia, representante no Brasil da francesa Ascom Monétel.
A empresa é responsável pela implantação do sistema no transporte coletivo de Goiânia.
Para Simões, o preço do cartão sem contato é maior hoje apenas por uma questão de economia de escala.
"A tendência é os preços das duas tecnologias se equiparar", diz. "Os smart cards já existem há mais de uma década, ao passo que os cartões sem contato foram inventados há apenas dois anos."
Simões diz que a velocidade das transações no cartão sem contato é de aproximadamente 0,1 segundo. "Com o cartão com contato levam dois ou três segundos."
Segundo Simões, testes realizados com os dois sistemas para controle de pessoal revelaram que esse tipo de cartão permite a entrada de 55 pessoas por minuto, contra 15 portando cartões com contato.
Sistema de controle
Até o segundo semestre de 1997, serão distribuídos 200 mil cartões inteligentes entre os usuários de transporte que tenham algum tipo de desconto ou gratuidade nas passagens, como estudantes, idosos e deficientes físicos.
Segundo Vinicius Junqueira, coordenador técnico do Setransp (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia), a adoção do smart card tem como objetivo principal reduzir o número de fraudes por uso indevido de carteiras e passes gratuitos.
Para isso, o leitor foi equipado com um sistema de controle, uma luzinha vermelha que se acenderá aleatoriamente quando o passageiro passar seu cartão. Quando a luz se acender o usuário terá de apresentar seus documentos ao motorista do veículo.

Onde saber mais - PEM Engenharia: (011) 525-1964

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