São Paulo, quinta-feira, 21 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Isolar a China é um erro, afirma Clinton

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

O presidente dos EUA, Bill Clinton, disse ontem que é um erro a política de isolar a China, defendeu maior aproximação com o governo de Pequim e reafirmou a importância da Ásia para a diplomacia norte-americana.
Enquanto Clinton discursava na Austrália, o secretário de Estado demissionário dos EUA, Warren Christopher, ouvia em Pequim reclamações do governo chinês. A China quer que os EUA deixem de vender armas a Taiwan.
Os EUA promovem uma ofensiva para melhorar as relações com a China, que mergulharam na sua pior crise dos últimos 17 anos entre junho de 1995 e abril de 1996.
A China acusa Washington de incentivar o separatismo de Taiwan, enquanto o governo norte-americano acusa Pequim de desrespeitar direitos humanos e de ignorar acordos comerciais.
Clinton fez em Canberra, capital da Austrália, o seu principal discurso de política externa desde a reeleição, no último dia 5. O tom conciliatório prepara terreno para encontro no domingo com o presidente chinês, Jiang Zemin.
"A direção que a China tomar nos próximos anos ajudará a decidir se o próximo século será de conflito ou de cooperação."
Ele disse, em discurso ao Parlamento australiano, que os Estados Unidos não têm interesse em "conter" a China. Pequim teme que Washington, com medo do crescimento da economia chinesa, desenhe uma estratégia para isolar a China, a fim de diminuir sua influência econômica e política.
Policiais das Filipinas encontraram ontem uma bomba perto da área de desembarque do aeroporto de Manila. A cidade é sede a partir de amanhã da reunião do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. Clinton participará do encontro.

Texto Anterior: Comunicação pode ser a causa de acidente; Blecaute paralisa o metrô de Londres
Próximo Texto: Comunicação pode ser causa de acidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.