São Paulo, quinta-feira, 21 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMC aceita julgar lei dos EUA contra Cuba

Comissão vai estudar legislação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Organização Mundial do Comércio aceitou criar uma comissão para estudar se a Lei Helms-Burton fere convenções internacionais de comércio, a pedido da União Européia.
A lei, dos Estados Unidos, permite que cidadãos americanos processem empresas estrangeiras que operam em propriedade confiscada por Cuba.
Autoridades americanas imediatamente disseram que a OMC pode ficar "em risco" se a União Européia mantiver seu pedido e indicaram que o país vai evocar a segurança nacional para defender a lei.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, assinou a lei depois que aviões de civis americanos foram derrubados por Cuba, em fevereiro.
Os EUA mantêm sanções ao país comunista há mais de 30 anos.
Três especialistas neutros devem fazer parte da comissão, cujas conclusões devem ser divulgadas apenas em meados do próximo ano.
A União Européia afirma que não contesta o objetivo da lei (levar a democracia a Cuba), mas que não aceita os seus efeitos no comércio de outros países com a ilha.

Texto Anterior: Africanos começam a negociar nome para comandar a ONU
Próximo Texto: Menos ozônio multiplica casos de câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.