São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VW e Ford fazem 'recall' de 600 mil carros

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

A Volkswagen e a Ford estão convocando 600 mil proprietários de dez modelos de carros com injeção eletrônica para fazer a troca gratuita da mangueira de alimentação e retorno de combustível.
Os carros atingidos pelo "recall" foram fabricados entre fevereiro de 1993 e setembro deste ano.
O "recall", convocado a partir de hoje, vai até o 20 de maio de 1997 e afetará 500 mil proprietários de veículos da Volkswagen e 100 mil da Ford.
Segundo as montadoras, a mangueira, que leva o combustível até o motor, pode, em alguns casos, apresentar envelhecimento prematuro. Eventualmente poderia haver vazamento de combustível e risco de combustão.
A possibilidade de uma combustão, que poderia causar uma explosão, é considerada "bastante reduzida" pelos fabricantes.
As mangueiras serão substituídas por outras, revestidas com novo material, mais resistente.
Segundo a Ford, menos de dez dos 100 mil carros sob sua responsabilidade no "recall" apresentaram defeitos e geraram reclamações por parte dos proprietários.
A Volkswagen e a Ford montaram um esquema com todos os seus distribuidores para habilitá-los a fazer a troca da mangueira. O procedimento, segundo as empresas, é bastante simples e demora, no máximo, 30 minutos para ser realizado.
As empresas anunciaram que publicarão hoje anúncio em jornais de todo o país e veicularão mensagens em emissoras de rádio e televisão para informar seus consumidores.
Os proprietários dos veículos também receberão correspondência em casa informando sobre a importância da troca.
Os motores envolvidos na operação são produzidos pela Volkswagen, que, além de equipar seus próprios carros, tem convênios de fornecimento para a Ford.
A expectativa das montadoras é que a maioria dos proprietários procure os distribuidores já nos primeiros dias do "recall". As empresas garantem que o esquema montado para fazer a troca é suficiente para atender à demanda.
Tipo
A Volkswagen informou que a operação não tem relação com os recentes problemas envolvendo automóveis modelo Tipo, da Fiat, também relacionados à alimentação de combustível.
Desde o dia 3 de agosto, os proprietários do modelo Tipo 1.6, importado da Itália, estão sendo convocados pela Fiat para efetuar a troca da tubulação do combustível e da direção hidráulica.
O "recall" foi feito depois que dezenas de carros pegaram fogo em várias cidades do país.
O Tipo é produzido no Brasil desde 95, mas o "recall" atinge apenas o modelo importado.
Segundo a assessoria de imprensa da montadora, até agora 60 mil proprietários do Tipo já efetuaram a substituição de peças. Mas faltam ainda cerca de 90 mil.
Neste final de semana, a Fiat decidiu manter abertas concessionárias em 22 cidades do país para acelerar o conserto dos carros.
Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Primeira linha puxa Bolsas para cima
Próximo Texto: Risco de incêndio é maior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.