São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seios à mostra tiram os sutiãs de cena

ALEXANDRA OZORIO DE ALMEIDA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o verão 96/97, a tendência é um revival dos anos 70. Seios em evidência e o sutiã tradicional na gaveta é o que manda a moda feminina para a estação que chega.
Até pouco tempo, as mulheres escondiam os seios em sutiãs forrados ou com enchimento.
Agora, a sensação é esculpir os seios com sutiãs-suporte que dão a sustentação necessária, permitem os decotes profundos e não deixam aquela marca indesejável.
"O peito vem de forma forte nesse verão", diz o estilista Walter Rodrigues. "Quando crio, também tenho de pensar em quem não tem seios perfeitos. Faço roupas com sustentação por dentro para deixar tudo no lugar."
Para a estilista Glória Coelho, da G, o sutiã não é uma necessidade. "Na antiguidade, as mulheres não precisavam de sutiã. Isso ressurgiu nos anos 70, quando foi reconquistada a liberdade do corpo", explica.
"Agora, com o desenvolvimento tecnológico, estamos criando roupas que eliminam a função do sutiã. Isto é maravilhoso", diz.
A DuLoren lançou esse ano dois sutiãs, o Invisible Up e o Body Invisible Up, que apenas sustentam a base dos seios por meio de armações cobertas de renda.
"Criamos essa linha para que as mulheres possam corrigir as imperfeições do corpo sem ter de se submeter a cirurgia plástica", diz Denise Areal, estilista da DuLoren.
Mas não só os estilistas apontam para essa nova tendência. Os catálogos de confecções pret-à-porter como Forum e M. Officer trazem modelos que valorizam os seios.
Bicos à mostra
Durante o reino dos sutiãs forrados, aparecer a marca dos mamilos era considerado deselegante. Agora, mostrar os contornos é sinônimo de sensualidade. "Nos anos 70, a moda era não usar sutiã e deixar os mamilos aparecerem sob a roupa", conta Areal.
"A camiseta usada direto em cima do peito, mostrando o sombreado dos mamilos, é muito sensual. Essa tendência está voltando", aposta. "A malha colada no corpo, marcando o bico do seio, transmite sensualidade", diz Rodrigues. "Mas, para andar sem sutiã, é preciso uma roupa com estrutura, corte e modelagem, de forma a deixar o busto bonito", adverte.
É preciso ir com calma. Ao exagerar nos decotes, as mulheres correm o risco de passar da sensualidade à vulgaridade. "Não se deve mostrar tudo, apenas insinuar. Ao ser insinuante você não corre o risco de ser vulgar", ensina a estilista Clô Orozco, da Huis Clos.
"As mulheres têm de ser sinceras e críticas consigo mesmas, para saber se seus seios estão em dia ou não", diz Rodrigues.

Texto Anterior: Darcy Ribeiro tem três novos projetos
Próximo Texto: Exercício não ajuda a manter seios firmes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.