São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensino no ar aproxima

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas estrangeiros em educação dizem que o ensino à distância "aproxima as pessoas".
"O ensino à distância dá oportunidade a pessoas isoladas geograficamente ou que não podem estudar em outro Estado ou país -por restrição financeira ou porque não podem se ausentar da família- de realizarem um curso de seu interesse", disse a professora Maria Beatriz Rossa de Riano, responsável pela implantação do programa de educação a distância do Instituto Universitário Aeronáutico da Universidade de Córdoba, na Argentina.
"A universidade virtual aproxima as pessoas porque elas podem trocar informações com várias pessoas e sair de seu isolamento", disse Linda Harasim, da universidade canadense de Simon Frazer.
"O ensino à distância democratiza a educação porque a informação não fica restrita a universidades dos grandes centros urbanos. A educação pode ser estendida a todo o país e as pessoas podem interagir, saindo do isolamento cultural", afirmou Fredric Michael Litto, presidente da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).
O professor da Universidade de Paris 8 Pierre Lévy diz que o desafio do ensino será a "transição de uma educação institucionalizada (escolas e universidades) para o intercâmbio generalizado do conhecimento".
Nesse sentido, segundo Lévy, o Estado deveria garantir a todos "uma formação básica de qualidade e permitir o acesso livre e gratuito a bibliotecas e centros de comunicação eletrônicos".
(AL)

Texto Anterior: Como funciona o ensino a distância
Próximo Texto: Cursos virtuais da UFSC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.