São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tenta penta antes do campo em 98

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje, o Brasil começa a viver a expectativa de, pela primeira vez, correr atrás de um pentacampeonato mundial de futebol.
Só que, enquanto não chega o momento de a seleção jogar a Copa do Mundo de futebol, em 98, na França, as disputas serão em quadras espanholas, e em jogo estará o 6º Campeonato Mundial de Futsal.
O Brasil joga na cidade de Segóvia e faz parte do Grupo D, ao lado de Bélgica, Cuba e Irã.
No Grupo A estão a anfitriã Espanha, Austrália, Ucrânia e Egito. No Grupo B, Rússia, China, Argentina e Holanda. E, no Grupo C, EUA, Itália, Uruguai e Malásia.
A estréia brasileira será amanhã, às 17h de Brasília (com TV), contra a Bélgica, quarta colocada no Mundial de 89, na Holanda.
O time-base é Serginho (goleiro), Danilo (fixo), Vander e Manoel Tobias (alas) e Choco (pivô).
Oposição
O técnico da seleção brasileira, Eustáquio Araújo, o Takão, diz não acreditar que o público espanhol fique ao lado do Brasil.
"Não estamos contando com o apoio da torcida, que sempre tende a torcer para a equipe mais fraca", disse Takão, que já treinava a seleção no Mundial de Hong Kong, disputado em 92.
Em sua chegada à Espanha, a seleção não teve muito contato com o público, pois a garoa e a temperatura de cerca de 2 graus Celsius em Segóvia não animam ninguém a andar pelas ruas.
A equipe brasileira concentrou-se em realizar treinos no local do jogo, o ginásio poliesportivo Pavilhão Pedro Delgado, cujo piso de látex desagradou aos jogadores (leia texto nesta página).
Hegemonia
O Brasil ganhou quatro dos cinco Mundiais, disputados desde 82. No que perdeu, em 88, na Austrália, foi vice-campeão, derrotado pelo Paraguai.
Em 85, a competição foi disputada na Espanha, e a seleção local foi a vítima na final.
Neste campeonato, o Brasil é um dos favoritos, ao lado de Espanha, EUA e Rússia.
Metamorfose
Esporte criado no Brasil, o futebol de salão foi incorporado pela Fifa, entidade máxima do futebol e que organiza o Mundial.
Rebatizado para futsal, passou por uma metamorfose, que quase o descaracterizou, na tentativa de torná-lo universal.
Hoje, é permitido fazer gol dentro da área, o goleiro pode tocar na bola fora da área e marcar gols, e o lateral é cobrado com os pés.

NA TV - Às 15h, Bandeirantes e Manchete, EUA x Uruguai; Globosat/Sportv, Espanha x Egito

Texto Anterior: Filósofos e atletas se unem por Sydney
Próximo Texto: A tabela da primeira fase
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.