São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GIANNETTI

GIANNETTI
Crítica
O economista Eduardo

Crítica
O economista Eduardo Giannetti da Fonseca comenta as diferenças entre Mário Henrique Simonsen e Delfim Netto:
"Do ponto de vista de formação teórica e dotação intelectual para análise pura, o Mário Henrique Simonsen se destaca muito. Por outro lado, acho que ele não tem senso prático.
É um erro ter uma figura do porte intelectual de Mário Henrique Simonsen num cargo executivo no governo. Eu acho que é a pessoa certa no lugar errado. Delfim Netto, eu acho que tem um vigor intelectual extraordinário. Foi a única pessoa que pediu, quando voltei da Inglaterra, para ler a minha tese, leu e comentou (...).
O que me impressiona no Delfim é esse vigor intelectual, e acho que ele tem um senso prático também muito grande. Ele é capaz de pegar uma coisa abstrata e ver o que pode ser feito a partir daquilo. Por outro lado, parece-me também que ele é tomado, de vez em quando, por uma ambição política e uma vontade de poder que terminam sendo maiores que ele.
É como se existisse um Delfim 'scholar' (professor universitário de grande prestígio), que aprendi a respeitar e admirar, e um Delfim 'realpolitik', capaz de assumir às vezes posições e de fazer declarações muito destrutivas e das quais positivamente discordo".

Texto Anterior: SIMONSEN
Próximo Texto: ARIDA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.