São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa acordo de políticos em Belarus

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Fracassa acordo em Belarus
Durou apenas algumas horas o acordo político que tentava pôr fim à grave crise política na ex-república soviética de Belarus.
O Parlamento ontem se recusou a aceitar o pacto, que mantinha o referendo marcado pelo presidente Alexander Lukachenko para hoje e cujo único objetivo era aumentar os seus poderes.
O presidente do Parlamento, Semion Charetski, disse que os procedimentos para votar o impeachment de Lukachenko foram retomados ontem.
Ao mesmo tempo, Lukachenko foi à TV comparar o Parlamento a um zoológico e dizer que retirava a sua parte no pacto.
O acordo político, firmado sob mediação do premiê russo, Viktor Tchernomirdin, previa que os parlamentares retirariam o pedido de impeachment e, em troca, o referendo de hoje seria apenas consultivo, sem ter força de lei.
Com a quebra do acordo, o resultado do referendo convocado pelo próprio presidente passa a ter valor legal. O Parlamento discorda, o que levou mais de 70 deputados a pedir a destituição de Lukachenko.
Os deputados de oposição acusaram Charetski de ter se vendido aos interesses de Lukachenko ao assinar o acordo.

Texto Anterior: Ieltsin ordena saída da Tchetchênia
Próximo Texto: Os surdos também ouvem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.