São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin ordena saída da Tchetchênia

Muda estratégia russa para região

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, numa inesperada mudança de estratégia, assinou um decreto ontem ordenando a retirada de todas as tropas russas da república separatista da Tchetchênia.
Quando, em agosto, o ex-homem-forte do governo Alexander Lebed assinou um acordo de pacificação com os rebeldes, a única cláusula vetada por Ieltsin havia sido a retirada dos soldados, que ele classificou de "apressada".
A decisão de Ieltsin veio horas antes de o premiê Viktor Tchernomirdin se reunir com o líder tchetcheno Aslan Maskhadov em Moscou para assinar um acordo que regulamenta as relações entre as duas partes
As tropas russas invadiram a Tchetchênia em dezembro de 1994, quase três anos após ela se declarar "independente" de Moscou. No conflito que se seguiu, os russos jamais chegaram a ter controle da situação. Milhares de soldados e rebeldes morreram.
Segundo o Ministério do Interior, o prazo para a saída das tropas restantes é 27 de janeiro. Sob o acordo de agosto, a maioria dos soldados já voltou à Rússia.

Texto Anterior: Veto na ONU expõe isolamento dos EUA
Próximo Texto: Ieltsin ordena saída da Tchetchênia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.