São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
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Trophy é estradeira de 1ª classe

Modelo inglês tem 1.200 cc

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A moto inglesa Triumph Trophy 1200 é uma verdadeira "puro-sangue" e uma autêntica estradeira. Apesar de o estilo tradicional ter sido mantido em sua concepção "custom" (guidão alto e pedaleiras avançadas), o design foi totalmente reformulado.
Agora, assume de vez as linhas aerodinâmicas e agressivas -principalmente por causa do farol duplo que ocupa a carenagem frontal. A moto custa R$ 23,51 mil.
Motor potente
Mas não é exatamente isso que da moto inglesa uma boa estradeira. Seu imponente motor -com quatro cilindros em linha, 1.200 centímetros cúbicos (cc) e 109,5 cavalos (cv) de potência- esbanja força e desempenho.
Só para ter uma idéia do que é isso, o motor do Corsa Wind desenvolve 60 cv de potência.
Sua aceleração é suave e progressiva e extremamente sensível. Exige do piloto um mínimo de familiaridade e muita firmeza no controle do pulso.
Possui ótima arrancada e oferece retomadas de velocidade seguras e confiáveis nas manobras de ultrapassagem.
O conforto do piloto é garantido pela boa posição e ergonomia do banco -de dois estágios- e pela proteção da carenagem contra o vento e a chuva.
Painel completo
No painel, destaque para o grande conta-giros e velocímetro com hodômetros total e parcial.
Completam os instrumentos: marcador de nível do tanque de gasolina, luzes-espiã de pisca-pisca, luz alta e temperatura do motor, além de um útil relógio (só quem viaja constantemente de moto sabe a falta que esse acessório faz no painel).
O sistema de suspensão traseira -programável de acordo com o tipo de viagem e com a quantidade de peso- proporciona um rodar macio e confortável.
Com sua ação progressiva, garante aderência da roda traseira ao solo -mesmo em piso molhado.
A moto tem pneus largos, de perfil baixo e projetados para uso misto, que enfrentam chuva ou sol com a mesma eficiência.
Os freios têm sistema progressivo antitravamento (ABS), e a suspensão dianteira vem equipada com dispositivo antimergulho -evita que a frente "afunde" em freadas bruscas.
A dirigibilidade do conjunto -que por ser tão completo e minucioso paga o preço de ser muito pesado- não chega a ficar comprometida. Mesmo em espaços pequenos, o alto torque (força) do motor facilita manobras.

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