São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva ácida mata plantas e destrói monumentos de aço

AP
DA REPORTAGEM LOCAL

Para a primeira fase do vestibular da Unicamp uma dica é estudar a química do cotidiano.
"São fenômenos que ocorrem no dia-a-dia e têm uma explicação química", diz o coordenador de química do Objetivo, Antônio Mário Salles.
A chuva ácida é um desses fenômenos. Ela se origina da queima de combustíveis fósseis que libera óxidos de enxofre e de nitrogênio para a atmosfera.
Esses óxidos podem originar ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico (HNO3), tornando a chuva fortemente ácida. "A chuva destrói as folhas das plantas, que morrem, e corrói monumentos de mármore e aço", diz Salles.
Já Miguel Pérez, do cursinho Quásar, acha que o caso de um caminhão que tombou na rodovia Pedro Taques (SP-170), derramando 25 toneladas de ácido fosfórico em julho deste ano, pode ser explorado pela Unicamp.
A pergunta seria: que tipo de substância deve ser utilizada para neutralizar o ácido? Como envolve grande quantidade, deve ser utilizado calcário (carbonato de cálcio) -um sal com propriedade de neutralizar os ácidos.
Segundo Pérez, quando se joga o calcário em cima do ácido, ele vira um gigantesco sal de fruta. "É basicamente o mesmo procedimento químico de uma pastilha antiácida para combater a acidez do estômago. Porém, a pastilha é composta de outro sal, o bicarbonato de sódio (NaHCO3)", explica.
O efeito estufa, outro tema atual, também é lembrado pelo professor Salles. A luz visível do Sol chega até a superfície atravessando uma camada de gás carbônico (CO2), oxigênio (O2), ozônio (O3), metano e vapor d'água, e se transforma em calor (raio infravermelho).
Essa mesma camada impede que a radiação infravermelha escape para o espaço. Atualmente, com a queima de combustíveis fósseis (como os derivados do petróleo), tem aumentado a percentagem de CO2 na atmosfera.
Dessa forma, menos radiação escapa para o espaço, provocando o aquecimento do globo terrestre.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Prova da 1ª fase tem redação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.