São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Victor Ribeiro revela traços do futuro

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A exposição que Victor Ribeiro abre hoje, na Valu Oria Galeria de Arte é, segundo o artista, uma tentativa de mostrar o que está próximo: aquilo que está prestes a acontecer.
A mostra "Proximus", a 10ª exposição individual do artista, é composta por 37 obras divididas em três linguagens: o desenho, técnica com a qual Ribeiro começou, em aulas com o artista Luiz Paulo Baravelli, o desenho-objeto e, por fim, o objeto.
Os títulos da maioria das peças são em latim, assim como o nome da exposição. Segundo Ribeiro, os nomes latinos são o resultado da pesquisa etimológica, ou seja, da origem das palavras, da língua portuguesa .
A pesquisa do início convive com a busca pelo futuro. Estudioso da astrologia e interessado pelo misticismo, Ribeiro questiona o sagrado e o profano em obras como "qui deus?", composta por desenhos e por pequena estatueta que trouxe do Egito, peça que representa uma divindade local.
Os elementos que compõem os desenhos-objetos do artista plástico foram coletadas ao longo de viagens que realizou, principalmente nos anos 70, fase em que "viajar fazia parte das minhas obras de arte".
As peças, que são envolvidas por redomas de acrílico, são provenientes de lugares tão distintos quanto a Síria e Santa Catarina.
Os 21 desenhos que fazem parte da exposição mostram o lado mais futurista de "Proximus". Com temas espaciais, o artista representa a era de aquário, que, segundo ele, começa em 2001.
Na procura daquilo que virá, Ribeiro revela elementos íntimos.
No desenho-objeto "Africa Romana", por exemplo, o artista homenageia a irmã, Luisa Ribeiro, que morreu há sete meses.
Os desenhos em peça de cedro são complementados por tecido vermelho, cor predileta da irmã.
Atualemente, Victor Ribeiro, que completa 30 anos de carreira, também tem peça em exposição no Museu de Arte Contemporânea da USP, na mostra "Arte Brasileira - 50 Anos".

Exposição: Victor Ribeiro - Proximus
Quando: hoje, às 21h; seg a sex, das 10h às 19h; sáb, das 11h às 14h. Até 20/12
Onde: Valu Oria Galeria de Arte (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.403, tel. 883-0173)
Preços das obras: de R$ 600 a R$ 1.800

Texto Anterior: Outra Ornella abre exposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.