São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT critica esforço por reeleição

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente nacional do PT, José Dirceu, disse ontem após reunião do partido em São Paulo que o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) quer instalar uma "ditadura civil" no Brasil.
"O Serjão (ministro das Comunicações) já falou que eles querem ficar 20 anos no poder, mas estão usando métodos ilegítimos e antidemocráticos para isso", disse.
Segundo o dirigente petista, FHC não poderia lutar pela alteração da Constituição para permitir sua própria reeleição. "Ele jurou defender a Constituição. Se eles querem a reeleição, deveria ser só para o próximo presidente", afirmou.
Dirceu ainda aponta a proposta de extinção do segundo turno como mais um indício de que o governo tucano entrou no "vale tudo" para se manter no poder.
"O governo fala em acabar com o segundo turno porque sabe que, em um segundo turno entre eles e nós da centro-esquerda, em 98, ele será derrotado", disse Dirceu.
Nesse cenário, o dirigente petista ainda prevê a derrota de um "candidato da direita", que não apoiaria FHC no segundo turno.
Segundo Dirceu, FHC está "em plena campanha eleitoral, usando a mesma estratégia que Maluf usou em São Paulo e que nos levou a uma derrota humilhante aqui".
Para ele, a visita à África do Sul e a propaganda de medidas administrativas, como as alterações no Imposto Territorial Rural e no imposto das microempresas, seriam "campanha" para a aprovação da reeleição.

Texto Anterior: Lula quer adiar debate sobre candidatura Genro
Próximo Texto: Petista defende aposentadoria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.