São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA limitam visto para estudantes

Interessados em escolas públicas serão vetados

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

Os Estados Unidos adotam a partir de hoje uma série de restrições para concessão de vistos a estudantes que queiram frequentar escolas públicas do país.
As novas regras proíbem a concessão de vistos de estudante (F-1) em dois casos: crianças que seriam matriculadas em escolas públicas elementares (jardim de infância e primeiro grau) e adultos que tenham a intenção de realizar cursos em escolas públicas.
Os estrangeiros interessados em cursar o segundo grau no país (high school), em escolas públicas, devem provar que têm condições de pagar mensalidades para estudar nessas escolas.
A mudança não afeta os estrangeiros que pretendem frequentar escolas particulares, de qualquer grau. Para eles, continuam a valer as regras em vigor atualmente.
Contribuintes
A assessoria de imprensa do Departamento de Estado do país disse à Folha que o objetivo das novas regras é evitar que estrangeiros estudem à custa dos contribuintes norte-americanos.
As restrições à concessão de vistos foram aprovadas em setembro e fazem parte da nova lei sobre imigração assinada pelo presidente Bill Clinton.
Os pontos específicos em relação aos estudantes só entram em vigor a partir de hoje.
Segundo o Departamento de Estado, as representações diplomáticas dos Estados Unidos em todo o mundo passarão hoje a negar os vistos nos casos previstos pela nova legislação.
Número
No ano passado, 248,6 mil estudantes estrangeiros conseguiram vistos para estudar nos Estados Unidos.
O Departamento de Estado não sabe dizer quantos desses estudantes se matricularam em escolas públicas.
Benefícios
Recentemente, o governo norte-americano também adotou restrições para concessão de benefícios sociais em várias situações.
Algumas das mudanças afetaram diretamente imigrantes que vivem no país, mesmo que legalmente.

Texto Anterior: Dupla é acusada de vender carne de cães a restaurante
Próximo Texto: Briga acaba em morte na zona norte de SP; Sai decreto liberando mesas nas calçadas; Comissão estuda como reduzir tarifa; Pega fogo arquivo oficial em Caraguá; Cai o ISS de perua e empresas de táxi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.