São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST organiza cooperativas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) está organizando a implantação de cooperativas agrícolas em áreas de reforma agrária em São Paulo.
Oito cooperativas já foram instaladas. A intenção do MST é criar cooperativas nos 50 assentamentos existentes hoje no Estado. Eles totalizam 6.000 famílias.
Para Zelitro Luz da Silva, 35, da coordenação estadual do MST, está sendo implantado um "cooperativismo com visão capitalista".
Silva diz que o objetivo é transformar os assentados em pequenos empresários rurais.
Segundo ele, na medida que a reforma agrária se consolidar, o MST deixa de ter finalidade e precisa ser substituído, dando espaço para atuação das cooperativas.
A decisão de organizar o cooperativismo nos assentamentos é da coordenação nacional do MST, segundo o líder do movimento, João Pedro Stédile, que abriu um encontro sobre o assunto no Pontal do Paranapanema, neste final de semana.
Na região, está funcionando a Coocamp -cooperativa em Teodoro Sampaio (710 km de São Paulo), com 1.200 associados. Ela já montou uma indústria de farinha e mandioca em Sandovalina.

Texto Anterior: Sem-terra vão ampliar invasões em 97
Próximo Texto: Igreja lança no Rio ação evangelizadora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.