São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policial fica ferido em tentativa de fuga em DP de São Paulo

Presos tentam fugir de duas delegacias paulistanas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um policial ficou ferido após uma das duas tentativas de fuga de delegacias da cidade de São Paulo que ocorreram ontem. Nenhum preso conseguiu escapar.
O caso mais grave aconteceu no 63º DP, na Vila Jacuí (zona leste). Três presos renderam o agente policial Raymundo Porto Cardoso, 48, que ia entregar comida aos detentos às 11h.
Os presos haviam arrebentado dois cadeados e atacaram o policial quando ele entrou na cadeia. O investigador estagiário Ivaldo Souza, 29, foi tentar auxiliar o policial e tentou dominar o detento Carlos Eduardo Dermal, 21.
O preso teria pego a arma do investigador, que disparou. A bala acertou a virilha de Souza, que foi levado ao Hospital Tide Setúbal.
Dermal e os outros dois detentos que tentaram escapar, Alex da Silva, 21, e Emerson Neves de Oliveira, 23, foram autuados em flagrante sob a acusação de tentativa de homicídio. A arma de Souza foi mandada para a perícia.
Segundo a polícia, os presos tentaram escapar ontem do 63º DP porque a delegacia fica fechada nos fins-de-semana, e o efetivo policial do distrito é reduzido. Durante a tentativa de fuga, a delegacia foi cercada por carros do Garra (Grupo Armado de repressão a Roubos e Assaltos).
Zona norte
A outra tentativa de fuga aconteceu no 9º DP, a oitava nesse Distrito Policial em um mês. Em todas elas, os detentos tentaram fugir por meio de túneis.
Às 8h15 de ontem, houve a troca de equipes de plantão na delegacia. A equipe que entrou de serviço começou a revistar o concreto dos arredores da cadeia da delegacia.
"Nós batemos com ferro no concreto para verificar se existe algum ponto oco", disse o delegado Marco Antônio Caieiro. Segundo ele, havia um pequeno buraco no concreto próximo à parede da cela 3. "Chamamos reforço imediatamente", disse o delegado.
Com apoio de policiais do Garra, a cadeia foi aberta, e a cela 3, revistada pelos policiais. Nela, onde estavam 36 detentos, foi encontrada a abertura do túnel.
Parte do esgoto da delegacia foi danificada pelo túnel, infiltrou no buraco e alagou parte da cela, que foi interditada. Os presos foram transferidos para outra cela.
A delegacia está com duas celas interditadas e tem 108 presos nas três restantes. Anteontem, um outro túnel havia sido descoberto.

Texto Anterior: Pais ficam na chuva para obter vagas
Próximo Texto: Rapaz se mata após provocar acidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.