São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França derrota a Suécia e leva Copa Davis

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A força "invisível" prometida pelo capitão da equipe francesa, Yannick Noah, funcionou, e a França conquistou ontem em Malmoe, Suécia, o título mundial da Copa Davis.
O ex-tenista, que costuma falar aos seus comandados sobre a importância dos fatores mentais na vida de um tenista, conduziu sua equipe à vitória, a oitava na história do país, que já havia vencido a Copa Davis entre 27 e 32 e em 91.
Foi nesse ano que Yannick Noah, contrariando todos os prognósticos, também conduziu sua equipe ao título da Copa Davis ao bater os EUA por 3 a 1.
A vitória de ontem aconteceu após o tenista francês Arnaud Boetsch superar o sueco Nicklas Kulti por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (7-2), 2/6, 4/6, 7/6 (7/5) e 10/8, após 4 horas e 48 minutos de disputa.
Na partida que antecedeu o último jogo de simples, o sueco Thomas Enqvist superou de virada o francês Cedric Pioline por 3 sets a 2 (3/6, 6/7 (8-10), 6/4, 6/4 e 9/7), empatando em 2 a 2 o confronto entre os dois países.
O jogo durou 4 horas e 26 minutos, atrasando o início da partida decisiva.
"Foi o mais longo jogo de minha carreira e provavelmente o mais emocional", afirmou Enqvist, ao final da partida.
Despedida
A decisão do título mundial da Davis marcou a despedida de Stefan Edberg, 30, das quadras internacionais.
O ex-número 1 do mundo havia anunciado no ano passado que deixaria de disputar os torneios profissionais após a temporada deste ano.
Cumpriu o prometido. Para ele, o excesso de viagens e torneios não lhe permitiam se dedicar à família.
Depois de acumular mais de US$ 20 milhões em prêmios, Edberg se despediu afirmando que "aos poucos, se descobre que existem coisas mais importantes na vida do que apenas jogar tênis".
O tenista, que deve disputar torneios reunindo tenistas veteranos, disse que agora se sente dono de "todo o tempo do mundo".
Mas Edberg não pôde representar a Suécia como esperava na Davis. Sofreu uma torção no tornozelo, na última sexta-feira, obrigando Kulti a substituí-lo.

Texto Anterior: Weah será processado por jogador português; Arsenal tira Newcastle da liderança do Inglês; Costa Rica bate os EUA em jogo da Concacaf
Próximo Texto: Federação decide manter a disputa anual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.