São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres se transforma em sede para experimentações latinas

"Corpus Delecti" reúne artistas latino-americanos

WAGNER ARAÚJO
FREE-LANCE PARA FOLHA, EM LONDRES

Um grupo de artistas latino-americanos e norte-americanos descendentes de latinos está em Londres mostrando aos europeus o que a América pobre tem.
"Corpus Delecti - Sex, Food and Body Politics", mistura de performance, teatro, cabaret, instalações e debates, tomou o ICA (Instituto de Artes Contemporâneas) e as ruas da cidade até o último sábado.
O desafio, segundo a artista americana descendente de cubanos e curadora do festival, Coco Fusco, era mudar o estereótipo que se tem na Europa de que arte latina é só Carmem Miranda.
A escolha dos artistas foi além do exotismo dos trópicos e de fruteiras na cabeça (apesar de frutos tropicais como milho e abacaxi fazerem parte de performances).
O programa revela talentos que radicalizam com a idéia de fazer os espectadores pensar sobre as mazelas do poder e sobre a possibilidade de uma real comunicação, que não esbarre nas dificuldades de línguas diferentes.
Os espetáculos incluídos vieram da Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Cuba, México, Porto Rico, Estados Unidos e Brasil. Denise Stoklos encerrou o evento com "Mary Stuart".
A experimentação deu o tom, a exemplo de Operações, título das intervenções que a chilena Lotty Rosenfeld fez em frente à Scotland Yard e ao Banco da Inglaterra. Lotty parou o trânsito em frente a esses "monumentos" enquanto fazia um grande sinal de "mais" no asfalto, usando fita adesiva.
A argentina Marta Minujin resolveu um conflito com milho dourado e arte. Dentro de um quadro de quatro metros quadrados marcado no chão e coberto por milho em sabugo, ela testou posições para a cadeira em que ficou sentada calada por 25 minutos.
Fazendo o mesmo com a cadeira e imitando uma cantora de ópera, participou da performance uma sósia de Margaret Tatcher.
Em "Performan Cena", o mexicano Cesar Martinez convidou alguns espectadores para comer a parte que eles mais gostassem de um corpo feito de gelatina e estrategicamente recheado com frutas tropicais.
Centro de cultura
Financiado pelo London Arts Board, pelo Conselho de Artes da Inglaterra, pela Embaixada da Argentina, pelo Conselho Nacional de Artes e Cultura do México e pelo Ministério de Assuntos Exteriores do México, "Corpus Delecti" aconteceu em um dos mais interessantes centros culturais de Londres, o ICA.
Com teatro, cinema, livraria, salas de aula e bar, o ICA fica junto à Trafalgar Square, a três quarteirões do Palácio de Buckinghan.
Alguns artistas tem outros patrocínios, como é o caso de Denise Stoklos, que se apresentou em Londres patrocinada pela Varig, pelo Ministério da Cultura do Brasil, pela Embaixada Brasileira em Londres e pelo Banco do Brasil.

Texto Anterior: Gaetano Pesce chega ao país com seus produtos em resina
Próximo Texto: Verbetes guiam as paixões em novo filme de Werneck
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.