São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação Praia Limpa amplia ofensiva

PAULO BICARATO
DA FOLHA VALE

O governo do Estado de São Paulo decidiu lançar uma ofensiva contra a poluição ambiental no litoral norte, ampliando o alcance da Operação Praia Limpa.
A região deve receber 2 milhões de turistas durante a temporada de verão -dez vezes a sua população normal.
As medidas anunciadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente incluem serviços de telemarketing e um "mutirão" nas rodoviárias.
Atualmente, os relatórios da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que indicam se as praias da região estão próprias ou não, são emitidos semanalmente (leia o relatório atualizado na pág. 3-30 - Atmosfera).
A meta do Estado para a temporada de verão é realizar as análises pelo menos de dois em dois dias.
Painéis instalados em locais estratégicos das cidades da região vão informar a situação das praias.
O coordenador da Operação Praia Limpa, Sérgio Dialetachi, 38, disse que o Estado quer mudar a filosofia da campanha.
"O secretário Fábio Feldmann quer tratar a questão ambiental de uma forma mais ampla", afirmou Dialetachi.
"O objetivo de mostrar a situação das praias é evitar problemas de saúde."
A poluição das praias por esgotos e lixo é um dos principais problemas do litoral norte na temporada. Neste fim-de-semana, a falta de balneabilidade atinge 11 das 60 praias da região, segundo a Cetesb.
Telemarketing
A partir desta semana começa também a funcionar o sistema de "telemarketing" da Secretaria do Meio Ambiente.
Durante 40 dias, serão feitas 3 milhões de ligações telefônicas para os moradores da Grande São Paulo.
Ao atender o telefone, a pessoa ouvirá uma mensagem gravada com conselhos de preservação ambiental e tratamento do lixo doméstico.
O sistema será bancado por uma parceria com a iniciativa privada, a exemplo das demais medidas que devem integrar a Operação Praia Limpa.
"Não vai sair um tostão da secretaria", disse o coordenador da campanha. "Estamos garimpando colaborações, e várias empresas já demonstraram interesse em participar."
A secretaria vai mobilizar 72 equipes para distribuir folhetos informativos e conselhos sobre a preservação do meio ambiente.
Para este verão, a novidade será a atuação desses "mutirões ambientais" nas rodoviárias de São Paulo e do litoral norte.
As equipes serão formadas por 530 estudantes da rede estadual, selecionados com base no desempenho escolar (leia texto abaixo).
A tradicional distribuição de sacos plásticos nas praias para recolhimento de lixo vai ser mantida. Para esta temporada, 2 milhões de sacolinhas serão distribuídos nas 15 cidades do litoral paulista.
Também serão colocadas 1.300 lixeiras nas praias.
Depois de terminada a temporada, as lixeiras serão doadas aos proprietários de quiosques.
A secretaria estuda ainda a implantação de quiosques em diversas praias para a distribuição de material informativo e até mesmo para a venda de camisetas e lembranças.

Texto Anterior: Padre baiano celebra casamento do filho
Próximo Texto: Estudantes recebem R$ 300
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.