São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Fifa muda regra antes da final

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa, entidade que dirige o futsal desde 1989, alterou o regulamento do Mundial da Espanha durante a disputa do torneio.
Inicialmente, uma eventual prorrogação teria dois tempos de cinco minutos. A máxima entidade do futebol mundial decidiu então, sem dar grandes explicações, aumentar em cinco minutos o tempo total da prorrogação.
Sendo assim, se Brasil e Espanha terminarem empatados no tempo normal hoje, na decisão do Mundial, deverão disputar uma prorrogação com dois tempos de 7 minutos e 30 segundos cada.
O regulamento do Mundial prevê ainda a chamada "morte súbita", regra que dá por encerrada a prorrogação assim que uma das equipes marca um gol.
Curiosamente, a Fifa tem buscado acabar com a imagem de "esporte mutante" do futsal, imagem conquistada devido às várias alterações de regras por que passou a modalidade na última década.
A idéia é universalizar as regras do futsal, para que o esporte venha a se tornar olímpico um dia.
Além do presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o espanhol Juan Antonio Samaranch, deverá estar presente no ginásio Palau Sant Jordi, em Barcelona, para acompanhar a decisão do Mundial.
Rússia e Ucrânia também jogam hoje, mas para decidir a terceira colocação. O árbitro da decisão entre brasileiros e espanhóis será o belga Perry Galtier.
(RBu)

Texto Anterior: Campo x Salão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.