São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iluminação valoriza os ambientes

Luzes devem ser confortáveis

ANA LÚCIA ARAÚJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Iluminar os ambientes da casa de forma correta pode valorizar tanto a construção quanto a decoração.
Hoje os principais fabricantes oferecem lâmpadas que, além de iluminar, gastam menos energia e ajudam a poupar alguns trocados.
O oftalmologista Ademir Regatieri classifica de mitos alguns comentários típicos sobre iluminação, como "pouca luz afeta a visão" ou "assistir TV com a luz apagada é prejudicial".
O importante para Regatieri é que a luz utilizada seja confortável à visão, não importando a quantidade gerada. "Iluminação é gosto. Não existe regra de saúde."
Decoração
Para o arquiteto Léo Shehtman, a iluminação é um dos fatores mais importantes para a decoração das casas e apartamentos.
Ele diz que as luzes utilizadas nos ambientes são a primeira preocupação de seus projetos.
É a partir da iluminação que ele pensa nos móveis, quadros e outros objetos de decoração.
Shehtman prefere locais muito iluminados. "Prefiro pecar pelo excesso do que pela falta."
Ambientes escuros podem causar um efeito depressivo. Por isso, Shehtman aconselha para quartos e banheiros o uso de lâmpadas dicróicas; para cozinhas e áreas de serviço, fluorescentes; para salas e escritórios, dicróicas.
Já a arquiteta Rosa May Sampaio utiliza em seus projetos luzes que dão uma ambientação de cenário. Nas salas, por exemplo, ela prefere as luzes indiretas.
As mais recomendadas para conseguir o efeito cenográfico são as halógenas e as dicróicas.
No banheiro, Rosa sugere colocar no mínimo quatro lâmpadas distribuídas. Duas nas laterais -sobre a pia-, uma em cima e outra atrás, para evitar sombras.
Os dimers, interruptores para regular a quantidade de luz desejada, também são muito utilizados pela arquiteta. Esse sistema permite utilizar todas as intensidades de luz com a mesma lâmpada.

Texto Anterior: Condomínio é boa opção para empresas
Próximo Texto: Aluguéis ficam estáveis em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.