São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O Carioca' dá continuidade ao experimentalismo modernista

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

Chega às livrarias o número 3 da revista "O Carioca", editada por Chacal, Waly Salomão e Bernardo Vilhena (textos) e Raul Mourão, Sônia Barreto, Marcos Chaves e Marcelo Pereira (arte).
"O Carioca" filia-se à linha de experimentalismo estético característico de publicações do modernismo brasileiro, como as revistas "Klaxon" e "Revista de Antropofagia" e, nos anos 70 e 80, as publicações "Navilouca" e "Pólen", do Rio de Janeiro, "Código" (BA), "Poesia em Greve" (SP), "Almanaque Biotônico Vitalidade" (RJ), entre outras.
"O Carioca" distingue-se pelo ecletismo cultural. De programático caráter multidisciplinar, mescla MPB, artes plásticas, fotografia e literatura.
"O Carioca" tem como matéria-prima o presente, transposto para a revista sobretudo com design, em bom casamento de imagens e textos.
Seu projeto parece não pretender se esgotar no mero exibicionismo de formas, mas usa recursos gráficos atuais com despojamento, deixando a leitura fluir agradável.
O tema deste número é comida, colocado de forma sutil, indiciado na capa pelo close das tetas de uma loba. Devorando antropofagicamente os objetos, trata-se de uma oficina do presente, da palavra e da imagem, constituída de fogão, trator, maracanã ou das garrafas de Fernanda Gomes, "Objeto de Emergência nº 2 (para brindar, brincar)".
A revista traz trabalhos inéditos de Cazuza, Sérgio Sant'Anna, Waly Salomão, Carlito Azevedo, Dulce Quental, Fausto Fawcett, Antônio Dias, Eduardo Coimbra, Marcus André, entre outros.
Um dos destaques editoriais é a entrevista com Fernanda Abreu por Chacal e Laufer. "O Carioca" tem outras tonalidades musicais, como ensaio de Péricles Cavalcanti, em que faz um vôo livre entre a música e a filosofia, e participação das bandas Piu Piu e Kamundjangos.

Onde encontrar:
Em São Paulo, nas livrarias do Espaço Unibanco de Cinema (r. Augusta, 1.475 e 1.470, tel. 011/289-3828). R$ 5,00.

Texto Anterior: Retrato de um artista quando velho
Próximo Texto: Editoras brasileiras investem na publicação de livros de bolso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.