São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BMW para quem sabe

EDUARDO VIOTTI

Brinquedo de gente grande, a BMW Z3 é ideal para loucos por carros esporte e bom desempenho em alta velocidade e curvas
BMW não significa necessariamente um sedã escuro, formal. A marca alemã mostra sua jovialidade com o modelo Z3, um verdadeiro "roadster", palavra de difícil tradução.
Os "roadsters" foram carros esportivos surgidos no final dos anos 50. Eram esportividade em estado puro. Carros para curtir, máquinas para diversão, brinquedos de gente grande.
O Z3 não só é extremamente fiel à definição de "roadster", como pega o espírito da coisa como poucos. Não há excesso de tecnologia, mas o suficiente para lhe dar a segurança e o desempenho de um carro ultramoderno.
O BMW Z3 foi estrela no filme "007 Contra Goldeneye", realizando altas proezas nas mãos do agente britânico James Bond, que abriu mão do também britânico Aston Martin, que celebrizou nas telas.
Seus pontos fortes são o charme e o design, ligeiramente retrô. Seu único defeito grave é o preço, áspero. Custa, na versão avaliada, US$ 81.530. Em versões mais despojadas, pode ser encontrado a partir de US$ 72.500. Serão importadas 150 unidades até o final deste ano e 300 no ano que vem.
Tecnologia
Como carro, o Z3 é sensacional: seu motor tem um monte de tecnologia, como o gerenciamento eletrônico de última geração, suficiente para dar bom desempenho ao carro. O Z3 fica devendo um pouco mais de agressividade nas acelerações.
Com dois bancos confortáveis, o carro tem um comportamento exemplar tanto na cidade quanto na estrada. O câmbio é preciso e rápido e todos os comandos (piloto automático, computador de bordo, ar-condicionado etc.) estão à mão. Apenas um detalhe pode confundir o motorista exigente: todas as medições de velocidade, consumo e distância percorrida são em milhas (1.609 m) e não em metros ou quilômetros.
A qualidade do acabamento é impecável, bem como a estabilidade em curvas. A rigidez do chassi, normalmente um ponto crítico em conversíveis sem barra anticapotagem, é especialmente bem-planejada no Z3.
A capota de lona tem acionamento manual, mas é de fácil manuseio. O Z3 é também muito seguro. A moldura do pára-brisa é reforçada e as torres de suspensão traseira garantem apoio extra em caso de capotagem. Contra colisões, há um moderno aparato de segurança, como "airbag" para motorista e passageiro, reforços laterais, freios a disco nas quatro rodas com ABS etc.
O BMW Z3 é esportividade em estado de arte. Ele preserva toda a magia dos verdadeiros "roadsters" e a qualidade da marca alemã de carros de luxo.

Texto Anterior: Ombro a ombro com o verão
Próximo Texto: Gatas Siamesas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.