São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolinhos de Natal

RITA LOBO

Para os bons garfos da família, uma receita de "cookies" para acompanhar a segunda rodada de cafezinho após a festa de Natal
Ceia de Natal na infância é numa casa só. Geralmente na casa da vó. Mais para frente você acaba tendo de "dar um alô" na festa de Natal da família do marido, ou da tia da melhor amiga, ou mesmo na casa da outra avó. Que nada, é só desculpa para comer mais.
"Já jantaram?" -pergunta a doce e meiga vovozinha, sem saber que aquela é a quarta casa que o casal "estomagus" visita. "Ainda não comemos quase nada, né bem?", é a resposta.
Nesta semana escolhi uma receita em homenagem aos "estomagus" de cada família. Mas tem de ser "estomagus" profissional. Se for "estomagus cachorros magrus", dança. Esse bolinho de Natal só deve ser servido na segunda rodada de cafezinho. Com direito a chantilly, shortbreads, nada de adoçante e muitos bolinhos.

RECEITA
Ingredientes
175 g de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar granulado
3 ovos grandes ou 4 pequenos
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó, bem cheia
1 xícara de amêndoas
3 colheres (sopa) de leite
70 g de cereja em calda
400 g de uva passa
50 g de frutas cristalizadas (opcional)
1 colher (chá) de raspinha de limão
1 colher (chá) de raspinha de laranja
Açúcar de confeiteiro, para decorar

Preparo
Pique as amêndoas no processador de alimentos ou no liquidificador até ficar uma farinha não muito fina. Misture com as farinhas de trigo e o fermento e reserve. Numa batedeira, bata muito bem a manteiga (tem de estar há pelo menos duas horas fora da geladeira) e, quando estiver já clarinha, comece a colocar o açúcar de colherada. Em outra tigela, bata os ovos com um "fouet" ou com garfo mesmo, em seguida acrescente, junto com o leite, a manteiga. Pique bem as cerejas e as frutas cristalizadas. Desligue a batedeira. Com uma colher de pau misture muito bem todos os ingredientes.
Se você tiver uma dessas formas de cortar redonda (6 cm de diâmetro), asse numa assadeira retangular comum e corte os bolinhos depois. Outra opção é cortar em quadradinhos com uma faca mesmo. Mas o mais tradicional é assar numa forma de bolo redonda e servir em fatias finas.
Asse em forno médio nos dez primeiros minutos e em seguida reduza bem a temperatura. O bolo deve continuar assando por mais uns 40 minutos.
Se você cortar em rodelas, passe no açúcar de confeiteiro como se fosse um pneu, as laterais ficam mais bem acabadas. Os quadradinhos, apenas pressione as laterais no açúcar. Se for assado em forma de bolo redonda, apenas polvilhe o açúcar com a ajuda de uma peneira.

Texto Anterior: Carnaval no gelo; Pronto-socorro; Mãe coruja
Próximo Texto: Réveillon para todos os gostos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.