São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma confecção de lingerie?

Cássia Cristina Garcia Barros (Itaporanga, SP)
Uma pequena confecção de lingeries pode ser montada em uma área de 25 m², com espaço para a linha de produção, escritório e um pequeno estoque.
O investimento inicial em equipamentos é de aproximadamente R$ 3.500, suficiente para a compra de equipamentos básicos.
É necessário investir em máquina de costura reta, de overloque, de ziguezague, máquina para colocar elástico e mesa de corte.
Além disso, o empresário vai precisar de bancadas de trabalho, tábua de passar, ferro elétrico, prateleiras, materiais diversos (tesouras, réguas, agulhas) e utensílios de escritório (mesas, cadeiras, arquivos, máquina de escrever ou computador etc.).
O valor que será gasto com o estoque inicial vai depender do tipo de produto (algodão, seda, rendas, lycra etc.).
O lucro líquido pode variar de 10% a 15% do faturamento.
A média de retorno de investimento é de 17 meses, mas depende do nível de faturamento e custos da empresa.
No ramo de confecção de lingerie, estar atento à moda é um fator extremamente importante.
O empreendedor deve se preocupar com a qualidade, bem como usar criatividade no desenho das peças.
Deve-se estar atento à produção evitando desperdícios, principalmente no corte dos tecidos. Nesse caso, uma modelagem perfeita, com alto padrão de qualidade, tem função dupla: atrair clientes e evitar perdas na produção.
O sucesso do negócio vai depender da adequação da qualidade e da diversificação dos tecidos e modelos em relação ao público que se pretende atingir. É interessante criar linhas de produtos para atender a segmentos específicos, como jovens, homens e obesos.
Os principais clientes são as lojas de roupas, butiques especializadas, empresas de venda por catálogo e, dependendo do tipo de produto, as sacoleiras.
O empreendedor pode começar com a produção de peças de cores básicas (calcinhas, sutiãs e cuecas), acrescentando depois novos produtos como camisolas, robes, pijamas e pantufas.

Onde encontrar - Sebrae: 0800-780202; Singer do Brasil: (011) 814-7422; Escola de Confecções do Senai: (011) 222-1146.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Imposto único para micro será por faturamento
Próximo Texto: Confira oportunidades na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.