São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontre seu parceiro comercial em outro país

DA REDAÇÃO; DO UNIVERSO ONLINE

As oportunidades comerciais na Internet variam desde a busca por franqueados, distribuidores e revendedores até a procura por parceiros para instalação de escritórios e fábricas (veja quadro na página anterior).
No site da Câmara Americana de Comércio-SP mais de cem empresas estrangeiras estão procurando parceiros no Brasil.
"Recebemos cerca de oito missões comerciais por mês dos EUA procurando negócios no Brasil. Esses contatos são colocados na rede", diz Roberto Villaça, gerente de desenvolvimento da câmara e responsável pela Amchamnet.
O site Peter's Pick, afirma, recebe de 40 a 50 visitas por dia. "A maioria não é associado da câmara."
Segundo ele, a câmara está desenvolvendo ainda o site Clark's Cornner, que também terá empresas interessadas.
"Será totalmente interativo e gratuito. Os interessados terão um formulário disponível na própria rede para colocar suas ofertas."
Ele salienta que a câmara não se responsabiliza pelos negócios, só forma a parceria.
Itália
O site de negócios da Câmara Ítalo-Brasileira recebe cerca de 500 consultas por mês. "São pessoas em busca de bons negócios", afirma João Ramirez, webmaster.
A câmara oferece empresas querendo importar, exportar, além de oportunidades de negócios e currículo de profissionais.
A câmara só intermedeia negócios, mas não é responsável pelo projeto.
Outros sites
A câmara da Alemanha também tem site, mas a lista de interessados tem de ser obtida pela rede.
O Brasil também tem site de apoio ao comércio exterior.
Pequenas e médias
Os negócios na Internet são mais vantajosos para as pequenas e médias empresas, segundo Luis Carlos Anavitarte, analista de mercado especializado para América Latina da Dataquest.
Segundo ele, isso é particularmente interessante para nações como o Brasil e o México, que têm suas economias baseadas nessas empresas.
Segurança
Atualmente, o grande obstáculo para que isso aconteça é o desenvolvimento de um sistema suficientemente seguro de troca de dinheiro pela rede.
Quando isso acontecer, Anavitarte acredita que o comércio como um todo poderá experimentar um grande crescimento.
Anavitarte explica que os atuais problemas de fraudes na Internet são praticados tanto por consumidores quanto por comerciantes.
O comerciante, por outro lado, pode aproveitar dados de clientes, que recebe diariamente em grande quantidade.

Texto Anterior: Caia na rede
Próximo Texto: Militares queriam uma rede "a prova de bombas"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.