São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interior de SP terá o 1º canal gay do país

EDMILSON ZANETTI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

A TV Cabo, de Presidente Prudente (558 km a oeste de São Paulo), promete lançar em março o primeiro canal do país com programação especificamente dirigida aos homossexuais.
O canal 24, com nome provisório de TV Gay, apresentará programação importada dos EUA, França e Noruega, segundo o consultor da empresa, Raul Melo, 55.
A programação promete ser eclética. Vai de culinária para homens, passando por debates sobre adoção de crianças por casais homossexuais a filmes de "forte conteúdo sexual". "Mas não pornográficos", diz Melo.
Os cerca de 4.000 assinantes terão abertos 80% da programação. Os outros 20%, exibidos das 22h às 8h, serão codificados. É nesse horário que serão exibidos os filmes.
Presidente Prudente foi escolhida por ter sido a primeira cidade do país a lançar uma TV paga, em 1987. O novo canal vai funcionar como teste para outras redes, segundo Melo.
Antes mesmo do lançamento, a receita publicitária garante o projeto. Melo diz que já foram assinados cerca de R$ 150 mil em contratos com patrocinadores.
Ele não revela o investimento da empresa no novo canal, que vai empregar cerca de 30 pessoas. "É menor que a receita publicitária", diz.
As gravações de parte da programação já começaram. Uma equipe foi deslocada para São Paulo, na semana passada, para registrar a noite nas boates gays mais badaladas da capital.
A decisão de lançar o canal dirigido ao público homossexual foi tomada no Carnaval deste ano. O sucesso na cobertura das festas nos clubes na cidade, utilizando uma drag queen como âncora, despertou a idéia.
O plano foi consolidado depois de uma pesquisa realizada pela empresa com os assinantes. Dos entrevistados por telefone, 37% se disseram a favor (13% festejaram), 48% ficaram entre os que preferiram não responder ou timidamente contrários e 15% se posicionaram radicalmente contrários à idéia. Estes prometeram cancelar a assinatura quando o novo canal entrar no ar.
Para os assinantes mais radicais, a TV Cabo vai oferecer o dispositivo "trap negativo", que filtra e elimina automaticamente o canal indesejado. Todos os assinantes devem ser consultados antes da estréia.
Outro problema a ser superado pela TV Cabo até março é a garantia do número que caracterize a TV Gay. Hoje o canal 24 é utilizado para retransmissão de programações da Rede Vida -emissora ligada à Igreja Católica. O diretor da TV Independente, geradora da Rede Vida, João Monteiro de Barros Filho, 58, diz que a definição de canal em TV paga é uma decisão da empresa local.

Texto Anterior: Serviço Sky oferece mais quatro canais
Próximo Texto: 'Faustinho' emagrece sem perder a irreverência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.