São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um dia o gás acaba e você é quem tem de trocar o botijão

ALESSANDRA KIANEK
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Trocar o botijão de gás não tem mistério, mas pode ser perigoso para marinheiros de primeira viagem.
Primeiro, cheque se todas as bocas do fogão estão desligadas (nunca troque na presença de fogo ou faíscas). Feche o registro de gás -a chave fica na mangueira por onde passa o gás, mais exatamente no regulador de pressão. Agora, retire o lacre do botijão cheio para a troca.
Tire a mangueira do botijão vazio, girando o cone-borboleta (peça que fica logo abaixo do regulador de pressão).
Use apenas as mãos, nunca ferramentas, pois poderão quebrar a borboleta ou provocar algum acidente.
Agora, encaixe a mangueira no botijão cheio e rosqueie. Gire a borboleta para a direita até que fique bem firme. Só use as mãos.
É normal escapar um pouquinho de gás no momento em que o cone-borboleta pressiona a válvula do botijão, antes de estar completamente conectado. A pressão da saída do gás provocará um pequeno chiado.
O som deve desaparecer assim que a peça estiver perfeitamente ajustada à válvula do botijão cheio.
Depois da troca, passe uma esponja com água e sabão sobre o local da conexão. Se formar bolhas de ar, é sinal de vazamento.
Nesse caso, o ajuste pode não estar perfeito. Desenrosque e repita a operação, mantendo o cone-borboleta em posição perpendicular à válvula.
Se ainda assim o vazamento persistir, retire de novo a peça, coloque o botijão em lugar arejado e ligue imediatamente para a empresa de gás.
O nome deve estar marcado no lacre e no botijão. Se você não encontrar, chame os bombeiros.
Nunca use o botijão deitado, o gás pode sair em forma líquida e provocar acidentes.
O superintendente de Relações Institucionais da Ultragaz, Carlos Machado, 52, alerta para que seja feita uma limpeza no fogão a cada seis meses e a troca da mangueira e do regulador a cada cinco anos.
Só use mangueiras e reguladores aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) e que tenham gravada a marca NBR (Normas Brasileiras). Essas mangueiras são transparentes com uma tarja amarela.
Atenção: nunca passe a mangueira por trás do fogão. Com o calor, ela pode derreter e causar vazamentos.

Texto Anterior: Olho vivo na Ouro Fino
Próximo Texto: Sepultura; Mais Sepultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.