São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos prefeitos dão apoio a mudança no ITR

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Raul Jungmann (Política Fundiária) recebeu ontem o apoio de cerca de 300 prefeitos eleitos ao novo ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural). Hoje, ele tenta novamente convencer a bancada ruralista.
O apoio dos prefeitos foi manifestado por meio de moção aprovada no 1º Encontro Nacional de Reforma Agrária, no Senado.
Segundo a moção, o novo ITR é um "justo resgate" do imposto sobre o patrimônio imobiliário rural e promoverá um "incremento de recursos" para que os municípios possam aplicar mais dinheiro na reforma agrária.
Ao abrir o encontro, o ministro disse que o aumento de recursos para o ITR possibilitará a participação dos municípios, que receberão 50% da arrecadação a ser obtida pelo novo imposto -o equivalente a cerca de R$ 1,6 bilhão nos dois próximos anos.
Novo debate
O debate de hoje entre o ministro de Política Fundiária e a bancada ruralista foi organizado pelo relator da MP (medida provisória) do novo ITR, senador Jader Barbalho (PMDB-PA).
Esse poderá ser o último debate antes da votação da MP, que está prevista para amanhã em sessão conjunta da Câmara e do Senado.
Para convencer os parlamentares da bancada ruralista contrários à MP, a assessoria técnica do relator fará projeções de slides com exemplos práticos sobre o aumento do imposto.
Jungmann afirmou ontem que ainda não está convencido de que há necessidade de mudar a tabela de alíquotas do ITR que incide sobre o valor das áreas aproveitáveis das propriedades.
"As alíquotas são justas", disse o ministro.
Relatório preliminar encaminhado ontem a Jader pela assessoria técnica de seu gabinete aponta que a MP do governo é de "excelente qualidade".
Por outro lado, o relatório admite rever o tamanho da área de isenção e considerar como área produtiva as pastagens nativas.

Texto Anterior: Santa Catarina quer maior fiscalização
Próximo Texto: Bispo vê 'cortina de fumaça'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.