São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maquinações; Menção indevida; Esfera pública; Carga horária; Sequestro; Nova utilidade; Tradição; Velhos tempos; Preço excessivo; Boas festas

Maquinações
"Foi estranha a nota no 'Painel', intitulada 'O que é isso companheiro?' (8/12). Por que a esquerda teria se irritado, se minha posição é favorável ao ITR e foi declarada?
Além disso, só coloquei o problema das sementes porque o ministro Jungmann foi telefonar e abriu-se a possibilidade de falar sobre outro tema, enquanto não voltava.
Entristece-me ver a Folha contribuir com maquinações sórdidas, urdidas nos porões da Polícia Federal e do ministério petebista da agricultura.
Existe um verso do querido Cazuza que sintetiza tudo isso: 'Nos chamam de viado e maconheiro, assim podem roubar melhor nosso dinheiro'."
Fernando Gabeira, deputado federal pelo PV-RJ (Rio de Janeiro, RJ)

Menção indevida
"A propósito da reportagem 'Governador anuncia rompimento com o PT' (4/12), estranho menção feita a meu nome. Pelo seguinte:
1) não faço parte da comissão do Diretório Nacional que acompanha a crise no Espírito Santo; 2) além disso, não estive presente em nenhuma reunião no Espírito Santo, muito menos na que teria 'vazado' para a imprensa; 3) não há, portanto, motivo para ser 'condenado' ou 'inocentado'; 4) acompanho, consternado, o que se passa por lá, até porque, tendo grandes amigos no Estado, discordo de atitudes políticas dos dois lados; 5) finalmente, não sou 'o principal líder nacional da Articulação de Esquerda'."
Rui Falcão, deputado estadual pelo PT (São Paulo, SP)

Esfera pública
"O secretário de Economia e Planejamento do governo do Estado de São Paulo definitivamente não sabe o que é esfera pública.
Bastaria que se pusesse em prática o orçamento participativo para que a cidadania -quem é quem paga os impostos- decidisse democraticamente para onde canalizar esses recursos.
Os recursos de que ele dispõe não são do Estado, mas da sociedade. Os trabalhadores da TV Cultura não teriam que dar um abraço nos estúdios para apenas ver repostos os parcos recursos do ano passado, em lugar de ter aqueles para voltar a gravar, por exemplo, o 'Castelo Rá-Tim-Bum', se tivéssemos o orçamento participativo também em São Paulo.
Os prêmios internacionais têm sido obtidos apesar da penúria financeira em que vive a emissora e dos salários de seus funcionários.
Uma prova a mais de que o governo do Estado trata a TV Cultura -e a cultura- como um problema de equilíbrio de caixa é o fato de que quem responde meu artigo é o secretário de Economia, e não o de Cultura."
Emir Sader, professor do Departamento de Sociologia da USP -Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Carga horária
"O ministro da Educação declarou que nas universidades públicas não há 'nenhum professor que dê mais de seis horas de aula por semana'.
Certamente, em seus cálculos, o ministro Paulo Renato não considerou as universidades federais. Para exemplificar, os docentes do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos ministrarão, no primeiro semestre de 1997, em média, 11 horas-aula semanais em sala de aula.
Ao contabilizarmos, nas disciplinas práticas, a orientação e supervisão de alunos em estágio e outras atividades práticas fora do campus, ampliaremos essa carga para, em média, 22 horas-aula por semana."
Maria Waldenez de Oliveira, chefe do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP)

Sequestro
"Não entendi o artigo do dr. André de Paula (5/12). Será que os crimes do sr. Abílio Diniz podem ser comparados com os dos seus sequestradores? Ou talvez o sequestro seja um crime que mereça uma pena mais leve?
É errado inibir crimes como o sequestro? Talvez seja justo sequestrar para colaborar com causas que não dizem respeito ao nosso país."
Luiz Carlos Vicente Martins (São Paulo, SP)

Nova utilidade
"Dirigindo pelas avenidas, ruas, complexos viários etc. da cidade de São Paulo, o motorista atento se depara com as hilariantes placas de advertência: 'Velocidade controlada por radar'.
Proponho um novo texto para essas placas: 'Velocidade controlada por engarrafamentos'."
Raimundo José Pimenta Araujo Filho (Santos, SP)

Tradição
"Fiel à tradição comunista, o PT vai punir 'desobedientes' (Folha, 26/11), talvez tentando reviver famosos expurgos de Stálin.
Tradição é tradição. Ou traição é traição. Ou ainda traição é tradição."
Sergio Piva (Maringá, PR)

Velhos tempos
"Onde chegamos!
O Luiz Eduardo manda FHC apoiar a eleição de seu pai, ACM, à presidência do Senado simplesmente porque isso faz parte de seu projeto pessoal."
Conrado Ferreira Campos (Frutal, MG)

Preço excessivo
"Despejar R$ 6 bilhões nas mãos do Bamerindus é insuportável para o Tesouro Nacional, portanto é necessário tirar esse recurso -ou melhor, negá-lo- da segurança, da saúde, da educação, da agricultura e da modernização do parque industrial brasileiro.
Não é aceitável que nós paguemos o preço da incompetência do sr. Andrade Vieira e troupe."
Eduardo Salamuni (Curitiba, PR)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Universidade de Guarulhos (Guarulhos, SP); Grafite -Divisão Editorial, Divisão de Feiras Profissionais, Grifo Estúdio de Serviços Gráficos (São Paulo, SP); Slotter Indústria de Embalagens Ltda. (São Paulo, SP); Orcides Simomaio e família (Catanduva, SP); Luiz Edgard Bueno (Londrina, PR); Albertina Bifano Vieira (Rio Claro, SP); José S. Duda (São Paulo, SP); João Moreira Castro (Bebedouro, SP); Rudolf W. Grimm (São Bernardo, SP).

Texto Anterior: A reeleição fiscalizada
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.