São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
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Guerra das aves envolve US$ 6 milhões

DA REPORTAGEM LOCAL

Para atingir venda recorde de aves nobres neste Natal, as principais agroindústrias brasileiras estão investindo juntas cerca de US$ 6 milhões em publicidade.
As campanhas estão dirigidas para diversos veículos, mas a arma principal é o ponto-de-venda.
A Sadia está investindo US$ 3 milhões para divulgar seu principal produto natalino, o peru.
"Só as vendas de peru no final do ano devem movimentar US$ 60 milhões", calcula Nelson Dalcanale, 43, diretor de carnes in natura da Sadia, empresa líder do mercado de aves nobres.
Lançamentos
Segundo ele, há ainda o lançamento de três novos produtos, feitos à base de peito de peru, que devem ajudar a engordar o faturamento da empresa.
O segundo principal produto de Natal da Sadia é o Tender (pernil temperado). Esse produto recebeu uma verba especial de publicidade (US$ 1,5 milhão).
"A cada ano o produto agrega novos consumidores", diz José Mayr Bonassi, 46, diretor de vendas de produtos industrializados da Sadia.
Os dois principais mercados da empresa são Grande São Paulo e o Grande Rio, que vão concentrar as estratégias de marketing dos produtos neste fim de ano.
A Ceval Alimentos (Seara) destinou R$ 1 milhão para a divulgação da linha Festa, com o objetivo de aumentar 15% as vendas.
A linha é composta por sete produtos: Tender Bolinha, Tender Semi-Osso, Tender de Frango, Lombo Temperado, Pernil Temperado, Presunto Tenro e Ave Classy. A Classy responde por cerca de metade das vendas da linha.
Chester
A Perdigão apostou este ano no aumento do poder aquisitivo do consumidor e ampliou em 7% o volume de Chester no mercado, em relação a 95.
Para alcançar essa meta, a empresa está investindo US$ 1,5 milhão em publicidade.
"As vendas de Chester estão diluídas durante o ano, mas o Natal concentra o maior volume", diz Ricardo Menezes, 45, diretor de relações institucionais.
A Frangosul também espera ampliar sua fatia no mercado e faturar US$ 5 milhões com o Bruster. Com esse objetivo, montou um programa especial de marketing.
"Em cada região do Sul do país estamos desenvolvendo uma campanha específica. Nas demais localidades, estamos investindo nos pontos-de-venda", diz Armênio Marques, 45, gerente de marketing da Frangosul.
A empresa não tem nenhum lançamento para o final de ano, mas vai utilizar o mesmo esquema de publicidade montado para promover sua linha de suínos.

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