São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Ministro propõe fim de licenciatura

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Paulo Renato Souza (Educação) propôs ontem que seja abolida a exigência do curso de pedagogia para que pessoas que já tenham curso superior possam dar aulas de 2º grau.
Pesquisa do MEC (o Saeb) constatou que 41,2% dos alunos brasileiros de 8ª série e 39,9% dos de 2º grau estudam em escolas em que faltam professores.
"Não tem sentido que uma pessoa formada em medicina seja obrigada a passar mais três anos na faculdade estudando pedagogia para poder dar aulas de biologia no 2º grau. Ainda mais num país como o Brasil", disse o ministro.
A proposta de abolição da exigência do curso de licenciatura foi enviada ao Conselho Nacional de Educação na semana passada.
Redução do déficit
Segundo Paulo Renato, se for aprovada, a proposta trará dois benefícios: diminuirá o déficit de professores nas escolas e melhorará o nível do ensino.
"O Saeb mostrou que o desempenho dos alunos cujos professores têm nível superior é bem melhor do que os demais. Já a licenciatura, não fez diferença."
Alunos do 3º ano do 2º grau cujos professores tinham curso superior sem licenciatura obtiveram aproveitamento curricular na prova de leitura do Saeb de 69,3.
O aproveitamento de estudantes da mesma série cujos professores tinham nível superior e licenciatura foi de 65,3. O dos alunos cujos professores tinham só nível médio (magistério) foi de 57,4.
Pais O nível de instrução dos pais também influencia muito o desempenho dos alunos.
Estudantes de 8ª série cujos pais tinham nível superior obtiveram aproveitamento curricular em matemática de 48,9, contra 28,2 dos alunos cujos pais nunca haviam frequentado a escola.
Segundo o Saeb, até a frequência das conversas que os pais têm com os filhos sobre o que acontece na escola influencia o desempenho.
Estudantes de 4ª série que conversam todos os dias com os pais sobre a escola obtiveram aproveitamento curricular em leitura de 50,6. Já os que nunca conversam obtiveram aproveitamento de 44,9.

Próximo Texto: Teto de mensalidades pode ser abolido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.