São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
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Novela tem 6.000 'netespectadores'

'O Moscovita' é 3º lugar no UOL

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Todos os dias, cerca de 6.000 pessoas acessam o site de "O Moscovita", primeira novela brasileira na Internet.
A trama é transmitida pelo Universo Online (www.uol.com.br), empresa do grupo Folha em processo de fusão com o Brasil Online, do grupo Abril.
Esse ibope corresponde a 120 mil hits diários. Hits são os pedidos de acesso aos elementos de uma determinada página da rede mundial de computadores.
O dado acima faz com que "O Moscovita" oscile entre o terceiro e quarto lugar no índice de audiência do UOL, só perdendo para o "Bate-papo", a revista "Sexy" e "Últimas Notícias".
Interatividade
Escrita pelo roteirista Reinaldo Moraes e com imagens digitais produzidas pela fotógrafa Cris Bierrenbach, "O Moscovita" relata as ciladas cometidas pelo bandido cibernético Boris Moscou (o moscovita).
Ele digitaliza clandestinamente a imagem de suas vítimas para depois chantageá-las na Internet.
Para auxiliar essas pessoas, entra em ação o detetive "nipo-brazuca" Pascoal Fukuda.
A novela é recheada de humor e suspense, com altas doses de interatividade.
O "netespectador" pode, por exemplo, mandar e-mails para os personagens -muitos deles são respondidos durante os capítulos.
"Uso o tom de farsa, quase uma chanchada", disse o autor da trama, Reinaldo Moraes.
"A possibilidade de o público interagir é o que dá graça a graça de 'O Moscovita"', afirma Marcos Alencar, responsável pela programação e funcionamento da novela na rede.
Inaugurada no dia 25 de novembro, "O Moscovita" é atualizada todos os dias, às 20h.
O último capítulo está previsto para o dia de Natal, quando será premiado com um computador Compaq o "netespectador" que desvendar o mistério que ronda a trama.

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