São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mapa de genes virtual entra no ar

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos lançou um mapa genético virtual, que estende a pesquisa de genes realizada dentro dos laboratórios até a Internet.
O mapa, que identifica e analisa 16 mil genes, cerca de um quinto dos aproximadamente 80 mil genes dos cromossomos humanos, irá permitir que qualquer pessoa possa pesquisar, por exemplo, as doenças hereditárias.
A vantagem desse mapa é que ele permite ao frequentador da rede explorar a genética em profundidade. E não é preciso ser um cientista ou um especialista em computação para navegar no laboratório virtual. Informações consistentes e precisas estão a um clicar do mouse e podem ser úteis a um estudante de medicina ocupado com uma pesquisa sobre esclerose múltipla, ou a uma pessoa que descobriu uma doença na família.
O verdadeiro caçador de genes, no entanto, vai tirar o máximo proveito dessa página da Internet.
Um cientista poderá desenhar no computador a área do corpo humano que o interessa e receber informações sobre os genes relativos àquela parte do corpo. Poderá também consultar o arquivo de cerca de 9.000 doenças ou levantar artigos científicos publicados.
A corrida pela descoberta de novos genes utilizando os serviços do mapeamento virtual já começou. Os interessados poderão acompanhar a troca de informação entre os cientistas, que irão, além de pesquisar, registrar cada passo importante na Internet.

Texto Anterior: Lojas esticam prazos para vender micros neste Natal
Próximo Texto: Equipamento protege PC contra quedas de energia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.