São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hong Kong elege hoje governador

China indicou colégio eleitoral

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um colégio eleitoral escolhe hoje o próximo governador de Hong Kong, que assumirá o governo em 1º de julho de 1997, dia em que a atual colônia britânica voltará para as mão da China.
O processo de escolha do governador tem sido apontado como uma farsa. O Comitê de Seleção, composto por 400 empresários, políticos e intelectuais escolhidos pela China, deve eleger Tung Chee-hwa, o preferido do governo chinês. Os outros dois candidatos, Ti-Liang Yang e Peter Woo, devem reconhecer a derrota e declarar justa a disputa.
O chanceler da China, Qian Qichen, disse que a escolha do governador é "a real democracia que está começando em Hong Kong". Antes, os dirigentes eram apontados pelo Reino Unido.
O comitê também vai eleger os membros do Legislativo.
Ontem, ativistas de direitos humanos e democratas disseram que vão dar ao novo governador uma lápide. Segundo Tsang Kin-chang, do Partido Democrático, os políticos pró-Pequim "cavam suas próprias tumbas".

Texto Anterior: Oposição sérvia vai boicotar o Parlamento
Próximo Texto: França prende 14 em ação antiislâmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.