São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC participa de ato por Prestes

Pepebista faz homenagem a comunista

AUGUSTO GAZIR
ENVIADO ESPECIAL A PALMAS (TO)

O presidente Fernando Henrique Cardoso inaugura hoje no Estado de Tocantins o principal trecho da futura rodovia estadual Coluna Prestes, que ligará Palmas à capital do país.
A estrada passa por municípios de Tocantins percorridos pela Coluna Prestes nos anos de 1925 e 26, como Arraias, Natividade e Porto Nacional.
A Coluna Prestes, movimento com 1.500 homens contra o governo de Washington Luís (1926-1930), liderado por Luiz Carlos Prestes, percorreu uma trilha de 25 mil km pelo Brasil em combates com o Exército.
Passados 70 anos da coluna, Tocantins é o primeiro Estado brasileiro a promover homenagens oficiais ao movimento e a Prestes.
O governador Siqueira Campos (PPB) foi membro do PCB e contínuo do senador comunista Luiz Carlos Prestes, em 1945.
"Está na hora de resgatar Prestes como um dos grandes heróis da nossa história", disse Siqueira Campos. O governador vai construir um memorial em homenagem a Coluna Prestes em frente à sede do governo e ao terreno onde será erguida a catedral de Palmas.
O projeto foi doado ao governo de Tocantins pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A rampa de acesso ao prédio do memorial tem a forma de uma foice (um dos símbolos comunistas). Na ponta da foice, haverá uma estátua de Prestes.
A família de Prestes vai doar ao memorial o material de escritório que o líder da coluna usava quando era senador.
Biografia
FHC participou ontem, no Congresso Nacional, da solenidade de lançamento da biografia do senador Teotônio Vilela (1917-1983).
O livro é o primeiro da coletânea "Grande Vultos que Honraram o Senado", editada pela Casa. A FGV (Fundação Getúlio Vargas) fez a pesquisa com base em entrevistas e discursos do senador.

Texto Anterior: Novo ministro diz que assume 'abacaxi'
Próximo Texto: Para Lula, fala de FHC é 'chantagem'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.