São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congestionamento atinge 173,6 km

CHRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O trânsito voltou a ficar complicado ontem em São Paulo por causa do excesso de veículos e das chuvas que atingiram as regiões sul e oeste da cidade.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 173,6 km de congestionamentos às 19h. As chuvas de ontem à tarde provocaram alguns pontos de alagamentos, todos transitáveis.
Os piores foram detectados na marginal Pinheiros, perto das pontes Bernardo Goldfarb e Eusébio Matoso, e na praça Jorge de Lima, no Butantã, zona oeste.
Houve engarrafamentos nas marginais Tietê e Pinheiros e nos eixos norte-sul (avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, 23 de Maio, Rubens Berta e Moreira Guimarães) e leste-oeste (avenida Francisco Matarazzo, elevado Costa e Silva, ligação leste-oeste e Radial Leste).
Outros corredores, como avenidas dos Bandeirantes, do Estado, Paulista, Rebouças, Eusébio Matoso e 9 de Julho também ficaram com o trânsito ruim.
Galerias
A maioria das galerias de águas pluviais da região central, principalmente as do chamado centro velho, não suporta uma chuva forte, acima de 40 mm por hora.
A afirmação é de João Bento dos Santos Filho, que responde interinamente pela administração regional da Sé. "As galerias são velhas e insuficientes para a necessidade atual da cidade", afirmou.
Anteontem, a circulação de trens do metrô entre Santana e Jabaquara foi interrompida por causa da inundação de um trecho da linha entre as estações São Bento e Luz.
Segundo o Metrô, o alagamento ocorreu porque as galerias não comportaram o volume de água.
Para tentar desafogar as galerias da região central, há também o projeto de construção de uma grande galeria entre a praça da Bandeira e o viaduto Santa Ifigênia, que se ligaria a um outro duto até o rio Tietê. A licitação deve ser feita no próximo ano.
(CrA)

Texto Anterior: Favela consta de relatório, mas nada foi feito
Próximo Texto: Paulista terá shows e festa de réveillon
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.