São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebê reconhece palavras

ESPECIAL PARA A FOLHA

Bebês de oito meses de idade demonstraram já ser capazes de iniciar o aprendizado da linguagem ao reconhecer palavras. Uma pesquisadora americana provou que eles conseguem, de modo surpreendentemente rápido, utilizar estatística para definir palavras em uma sequência de sílabas não separadas por pausas, como acontece em uma conversa.
Saber separar as palavras no fluxo de um discurso é uma das tarefas fundamentais na aquisição de um idioma, dizem os linguistas.
"Os bebês agiram como verdadeiras 'esponjas', absorvendo padrões auditivos em uma sequência de sons sem sentido", disse à Folha a psicóloga Jenny Saffran, da Universidade de Rochester (EUA), uma das autoras do estudo, publicado hoje na revista "Science".
"Eles aprendem com muito mais facilidade do que a gente imagina", diz ela. A pesquisa tem conotações importantes para o conhecimento do processo de aprendizado, mas também traz uma lição simples para os pais: "Relaxem, não se preocupem tanto com o aprendizado da fala pelo bebê. Desde que você fale com o bebê, ele vai se dar bem", diz.
Curiosamente, afirma a pesquisadora, os bebês parecem preferir quando os pais falam com eles de modo exagerado -aquele jeito típico de adulto falar com criança, aumentando o tom de voz.
O experimento envolveu 24 bebês durante oito meses. Eles ficavam no colo dos pais enquanto ouviam uma voz artificial produzida em sintetizador, seja uma sequência de dois minutos das sílabas contínuas, sejam as "palavras" que teriam de reconhecer. A atenção do bebê era medida pela sua reação a luzes associadas com a sequência de sons.
Apesar de ser um método complexo, "não há dúvidas quanto aos resultados", diz Saffran.
Em um artigo na "Science", Elizabeth Bates e Jeffrey Elman, da Universidade da Califórnia, argumentam que a pesquisa é uma crítica forte às teses do linguista Noam Chomsky, para quem a linguagem seria uma faculdade inata, e não capaz de ser aprendida.

Texto Anterior: Homo erectus X homem moderno
Próximo Texto: Chirac pede prudência em entrevista na TV; França mantém veto a ganense na ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.