São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Novo alvo; Jogo sujo; Falando grosso; Desculpa pronta; Para balanço; Questão de prioridade; Imprudência desculpada; Tucano rancoroso; Lições a Fidel; No ataque; Esfinge baiana; Homônimo incômodo; Na surdina; Resposta católica; Censura oficial

Novo alvo
A cúpula do PPB já inocenta Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos) pela quebra do sigilo bancário de parlamentares do partido. As baterias agora estão mirando um gabinete localizado um andar abaixo do de Santos no Palácio do Planalto.

Jogo sujo
A Executiva Nacional do PSDB comprou a briga da seção baiana do partido, que acusa o PFL de ACM de levar a Justiça a bloquear as contas da Prefeitura de Salvador. Há dez dias o lixo não é recolhido na cidade.

Falando grosso
Inocêncio Oliveira (PE) recrudesceu: o relator da lei das teles será Paulo Bornhausen (SC), queira ou não o PMDB. Diz que o PFL é o partido majoritário e tem direito ao posto. Alberto Goldman (SP) que se contente com a presidência da Comissão.

Desculpa pronta
Michel Temer (PMDB) diz que a relatoria da lei das teles fica com o PMDB. Depois alivia. "Isso não terá muita importância: o relatório sera escrito a quatro mãos pelo Goldman (PMDB) e pelo Bornhausen (PFL)."

Para balanço
O PFL fecha as portas de sua sede nacional dia 20, sexta. Só reabre 5 de janeiro. Até lá, o partido não espera marola de tamanho suficiente para atrapalhar seus planos: reeleição de FHC e eleição de ACM no Senado.

Questão de prioridade
Na pauta da convocação extraordinária do Congresso, o primeiro item é a emenda da reeleição. "Eles só pensam naquilo. Não procuram nem disfarçar", ironiza Arnaldo Faria de Sá (SP), do PPB malufista.

Imprudência desculpada
Uma exposição sobre acidentes de trânsito, no Senado, traz as fotos de Odacir Klein (PMDB-RS) e de seu filho Fabrício às portas da polícia, com a seguinte legenda: "Isso pode acontecer com qualquer um".

Tucano rancoroso
FHC recebeu ontem o título de cidadão honorário do Tocantins. Aprovado por 23 dos 24 deputados da Assembléia Legislativa. Deixou de votar Raul Filho (PSDB). Só para não votar com o governador Siqueira Campos.

Lições a Fidel
Augusto Marzagão, interlocutor frequente de FHC e consultor de Itamar Franco, está em Cuba. Participa de encontro com especialistas em marketing político de vários países.

No ataque
O PPB vai entrar na Justiça com uma ação cível de indenização e uma representação criminal contra o Banco do Brasil pela quebra do sigilo bancário de nove de seus deputados. A idéia é manter o Planalto na defensiva.

Esfinge baiana
A calma de ACM com a radicalização na disputa pela Mesa do Senado tem intrigado muita gente. "Ou é esforço de candidato, e que esforço em se tratando de ACM; ou ele sabe de mais alguma coisa", diz um pefelista.

Homônimo incômodo
Cansado de tanta censura, Paes Landim avisa: é do Piauí, filiado ao PFL e nada tem a ver com Pinheiro Landim, que é cearense, do PMDB, e acusado de ter regateado a propina de 4% supostamente pedida por Pedrinho Abrão à Andrade Gutierrez.

Na surdina
A PF desencadeou ontem sem alarde a Operação Terra Livre. Enviou 50 homens e conta com a ajuda de 2 helicópteros e 20 soldados da Força Aérea para destruir plantações de maconha no sertão de Pernambuco.

Resposta católica
Com R$ 1 milhão coletado em três meses pela Arquidiocese de São Paulo, a Rede Vida, católica, promete instalar no início de 97 uma antena na avenida Paulista que vai levar o sinal da emissora de TV para toda a cidade.

Censura oficial
Em pouco mais de 24 horas, Álvaro Gaudêncio (PFL-PI) obteve 186 assinaturas para uma emenda à Constituição que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais nos 30 dias que antecedem cada eleição.

TIROTEIO
Do deputado Cunha Bueno (PPB-SP), sobre Kandir (Planejamento), a quem acusa de ter plagiado um projeto seu que permite o uso do FGTS nos leilões de privatização:
- Se o Kandir rouba até idéia, imagina o risco que corríamos quando ele estava no governo do Fernando Collor.

Próximo Texto: Pastel de vento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.