São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Portinari está na moda

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O pintor brasileiro Cândido Portinari (1903-1962) vai virar garoto-propaganda da moda brasileira a partir da próxima terça-feira, 17.
Nesse dia, a Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) inaugura, em seu museu e teatro, uma mostra de fotografias dos modelos criados pelo pintor de Brodósqui para o balé "Yara", de 1946.
Junto com as fotografias, serão apresentados cerca de 15 reinterpretações dos modelos, criadas por estilistas como Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch, Jorge Kaufman, Renato Loureiro e Renata Schmulevich (Fit).
O evento é o pontapé inicial de uma série de iniciativas que pretende colocar o pintor modernista como referência para a moda 97.
"Isso não quer dizer que o pintor é tendência ou estilo. Portinari será o ponto de identidade entre a moda e a cultura brasileira", disse o produtor de moda Paulo Borges, idealizador de todas as atividades que reunirão o nome e a obra do pintor e o mundo da moda.
"A moda é hoje uma grande alavanca de conceitos. Ela trata diretamente com as pessoas e por isso tem que se preocupar com questões sociais e culturais do país. A nova moda é o resultado de associações com a cultura e a sociedade. É um mecanismo em que um absorve o outro", afirmou Borges.
Um dos pontos mais importantes da iniciativa é a criação de uma cartela de cores a ser usada pela indústria têxtil nacional na definição das cores dos tecidos das próximas estações.
"Há uma pesquisa mundial sobre tendências no campo das pigmentações. Pegamos essa pesquisa e a adotamos para o universo de cores de Portinari", disse Borges.
Essas cores poderão ser vistas já em fevereiro, nos desfiles das coleções de inverno do Morumbi Fashion. No evento, serão apresentadas ainda, em desfile, todas as 37 reinterpretações de figurinos do balé "Yara".

Evento: mostra de fotos do balé "Yara" e recriações
Onde: museu e teatro da Fundação Armando Alvares Penteado (r. Alagoas, 903, tel. 011/824-0233, Higienópolis)
Quando: a partir de terça, dia 17, às 9h

Próximo Texto: Artista ganha retrospectiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.