São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gilberto Gil lança música pela Internet

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

O cantor Gilberto Gil lança hoje, pela Internet, uma música inédita do seu próximo disco "Quanta" -que tem o lançamento previsto para o final de março de 1997.
"Pela Internet" poderá ser ouvida acessando o Universo Online (leia texto ao lado) a partir das 18h, ou no site de Gilberto Gil, às 17h. A gravação ficará disponível no UOL até 14 de janeiro.
No dia seguinte, um CD promocional com a música chega às rádios.
Quem acessar a estação Diversão e Arte do UOL (http://www.uol.com.br/diversao/musica/) poderá também ler um bate-papo com o cantor Gilberto Gil sobre Internet e novas tecnologias. A entrevista já está na rede.
Gil vai divulgar "Pela Internet", uma homenagem ao samba "Pelo Telefone", feito por Donga em 1917 e considerado um marco por ter sido o primeiro a ser gravado com a denominação de samba.
No último parágrafo da música, Gil faz uma alusão ao samba de Donga, "modernizando" a letra.
Ele troca o telefone pelo celular e a roleta pelo videopôquer.
"O chefe da polícia carioca avisa pelo celular que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar."
A iniciativa de Gil não é a pioneira no Brasil. Na quarta-feira, o compositor e cantor Mauricio Pereira colocou na Internet músicas do show "Especial de Natal", que está fazendo em São Paulo.
Milton Nascimento
"Pela Internet" será a primeira música divulgada do novo disco de Gil, que está sendo produzido por Liminha.
"Quanta" será um disco com um eixo conceitual. Há quase três anos que o cantor está debruçado sobre o trabalho, que pretende ligar ciência e arte.
Ele chegou a gravar 15 faixas em 1994, mas ficou insatisfeito com o resultado. Essas músicas serão reaproveitadas em "Quanta" com outros arranjos.
O repertório das 27 músicas de "Quanta" -25 já foram gravadas- inclui "A Ciência em Si" (parceria de Gil com Arnaldo Antunes), "Ciência e Arte" (de Cartola e Carlos Cachaça) e "Átimo de Pó" (de Gil com Carlos Rennó).
A faixa-título terá a participação do cantor Milton Nascimento, que gravou no estúdio Nas Nuvens, no Rio, na sexta-feira da semana passada.
Gil também vai gravar composições suas que não entraram em outros discos.
"Ele está dando uma geral e limpando o armário. É quase como se estivesse fazendo um despacho", diz Flora, mulher do cantor.
Dessa forma, entra "Mar e Lago", canção que Gil fez para o ator e compositor Mario Lago e que nunca havia sido gravada.
Composta depois que um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus chutou uma imagem de Nossa Senhora, "Guerra Santa" também está no disco.
Assim como "Ouro e Marfim", feita para homenagear Tom Jobim na polêmica festa de reveillon do ano passado, no Rio.
30 anos de carreira
O disco é um dos frutos de um período de comemorações em torno da obra de Gil, que está completando 30 anos de carreira.
No mês passado foi lançado o livro "Todas as Letras", organizado por Carlos Rennó.
O livro traz todas as letras de Gil -incluindo algumas nunca gravadas- e histórias sobre a feitura de várias composições.
O canal por assinatura HBO também vai exibir um documentário de 1h50 sobre o cantor no dia 25, às 21h30.
"Gilberto Gil 30 Anos -Tempo Rei" foi co-produzido pela HBO e pela Conspiração Filmes.
Outro disco de Gil deve ser lançado no próximo ano. Ele gravou em 1995, em Oslo (Noruega), um CD com o grupo Pau-Brasil e com outros músicos, como o conceituado percussionista indiano Trilok Gurtu.
A WEA, gravadora de Gil, não considerou o disco comercial o suficiente e liberou os fonogramas para o autor, que o repassou a Rodolfo Stroetter, do Pau Brasil. Stroetter já está em contato com outras gravadoras interessadas.
(LAR)

Texto Anterior: Retrato completo de Gilberto Freyre faz falta
Próximo Texto: Como ouvir 'Pela Internet'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.