São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra classifica 370 restaurantes de SP

Guia tem atualização trimestral

DA REDAÇÃO

A versão 97 do "Guia da Boa Mesa de São Paulo", roteiro gastronômico da cidade, chega às bancas e livrarias de todo o país nesta segunda-feira, dia 16.
O autor da obra, Josimar Melo, crítico gastronômico da Folha, classifica e comenta 370 restaurantes e mais de 154 lojas de alimentos e produtos para gourmets. A noite de autógrafos também acontece nesta segunda, a partir das 19h, no novo Pão de Açúcar dos Jardins.
Todos os 370 restaurantes do guia foram divididos em 13 diferentes categorias: cotação (qualidade da cozinha), faixa de preço, tipo de cozinha, região da cidade, lugares para comer depois da meia-noite, restaurantes onde o bar já é um programa, para ir a dois, para almoços de negócios, locais de tradição, lugares para ir com as crianças, locais bons para vinhos, com mesa ao ar livre e onde "já vale pelo cenário".
No principal item de classificação, onde é avaliada a qualidade da cozinha, cinco casas obtiveram cotação máxima: Fasano, Massimo, Laurent, Roanne e Le Coq Hardy.
Esse último é o recém-chegado ao time dos melhores restaurantes de São Paulo. Nas duas primeiras edições do "Guia da Boa Mesa", o grupo da cotação máxima era integrado pelos quatro primeiros.
As lojas para gourmets estão divididas em: bufês; cafés; carnes; cervejas; chocolates e doces; frutas, legumes e verduras; mercearias e lojas de alimentos; pães; pescados; rotisseries/comidas prontas; sorvetes; tabacarias e vinhos.
Versões anteriores do guia já foram publicadas nos anos de 91 e 94.
Um dos diferenciais desta edição é que ela pode ser atualizada periodicamente. Segundo Melo, as mudanças no mundo gastronômico de São Paulo acontecem numa velocidade tão intensa que, antes da edição de 98, o roteiro já estaria parcialmente defasado.
Por isso, o comprador do "Guia da Boa Mesa São Paulo" pode receber trimestralmente, pelo correio, um boletim informando os restaurantes que abriram ou fecharam e as novidades da área.
Junto com o guia, cada leitor recebe um cupom para ser preenchido e devolvido pelo correio, tornando-se assinante do boletim. No início de março de 1997, já recebe o primeiro boletim atualizado.
Uma ficha de avaliação de restaurantes e lojas acompanha as edições do periódico. Dessa forma, os leitores poderão fazer suas críticas e observações e enviá-las ao autor do guia, contribuindo para mudanças nas futuras versões.
O "Guia da Boa Mesa São Paulo 1997" pode ser adquirido pela Internet (no endereço http://www.ediouro-livros.com.br.) ou pelo telefone 0800-251130.

Obra: "Guia da Boa Mesa São Paulo 1997"
Autor: Josimar Melo
Preço: R$ 9,90 (256 págs.)
Lançamento: segunda (16), às 19h
Onde: Pão de Açúcar (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.351, Jardim Paulistano)

Texto Anterior: Como ouvir 'Pela Internet'
Próximo Texto: Nova edição indica emergentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.