São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
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Novo VW na praça

EDUARDO VIOTTI

Polo Classic será lançado no próximo mês para substituir o Voyage, o Logus e o Pointer
O Polo Classic chega às revendas Volkswagen no mês que vem. O carro, feito na Argentina, vai substituir o Voyage e -gradativamente- o Logus e o Pointer, ambos montados pela Ford, cuja "morte" já foi mais do que anunciada desde o fim da Autolatina.
Seu preço ainda não foi definido pela montadora, mas deve ficar em torno de R$ 18 mil para enfrentar a acirrada concorrência entre os carros médios, reforçada pela chegada do Escort 97, também da Argentina, com um motor valente.
O Polo Classic é uma versão Volkswagen do Seat Córdoba, feito na Espanha e também importado para o Brasil, que, por sua vez, é uma derivação do VW Golf. Coisas da globalização.
Diante do Córdoba, o Polo Classic tem design mais "clean", com menos apêndices aerodinâmicos e pára-choques mais lisos, além da caracterização VW, com grade típica da marca etc.
A principal característica do design do novo modelo é a traseira alta. Uma tendência de estilo que começa a perder fôlego no mercado internacional, mas que proporciona duas características, uma proveitosa: o porta-malas de grande capacidade (455 litros); e uma desagradável: a perda de visibilidade para trás.
Em um breve contato com o modelo, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), a Revista da Folha pôde constatar que a dirigibilidade do novo carro médio é também a de um VW típico: câmbio com engates macios e precisos, suspensão áspera, mas de grande estabilidade em curvas, e direção -hidráulica- com respostas rápidas.
O novo carro é equipado com o conhecido motor VW 1.8, que ganhou maior potência com a adoção da injeção multiponto de gasolina, passando de 90 cv a 99,1 cv. O motor é brasileiro.
O Polo Classic tem bom desempenho, atingindo a velocidade máxima de 175 km/h e acelerando até os 100 km/h (a partir da imobilidade) em 11,5 segundos. São bons números (de fábrica) para um sedã familiar de quatro portas. Ainda segundo a montadora, ele é capaz de percorrer 11 km por litro de gasolina na cidade e 16,9 km/l na estrada.
O novo VW também oferece bons recursos de segurança, como barras de proteção lateral na carroceria e áreas de deformação programada em caso de colisões. Não traz, entretanto, recursos como "airbag" e freios ABS, nem cintos com sistema de retenção automático, o que, aliás, nenhum de seus concorrentes faz.

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